• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden








    Memórias de uma Gueixa é um romance contado todo em primeira pessoa, no qual Chiyo (posteriormente chamada Nitta Sayuri) relata sua vida, desde a época em que ainda era uma menininha numa aldeia de pescadores.

    Após a morte da mãe, Chiyo e sua irmã mais velha, Satsu, são vendidas e separadas e cada uma vai enfrentar seu próprio destino. Chiyo porém, tem a sorte de ser aceita em uma Okiya rica e bem sucedida enquanto Satsu vai viver em um prostíbulo.

    Chiyo passa a ser odiada por Hatsumomo, uma das gueixas mais conhecidas de Gion e a provedora do sustento do Okiya. A pobre menina sofre tanto, e seu único pensamento é encontrar Satsu e fugir. No entanto, cada tentativa de fuga torna-se uma enorme problema e Chiyo acaba totalmente sem saída e coberta de dívidas. 


    Uma tarde, porém, sua sorte muda. Ela conhece um bom homem (o Presidente*) que a trata com carinho e respeito. Esse homem desperta em Chyio a vontade de estar perto dele, fazendo com que ela deseje mais do que nunca tornar-se uma gueixa. Nesse momento, Mameha entra em sua vida ajudando-a a transformar-se em uma das gueixas mais conhecidas da história, o que vai estimular ainda mais a disputa entre duas gueixas formidáveis.


    Quem me conhece sabe da minha paixão por livros orietais! E esse livro, sem dúvida está na minha lista dos TOP 5, com cadeira cativa! 

    Se eu tivesse que descrevê-lo em uma palavra seria: FASCINANTE. Uma linda historia, contada aos olhos de uma menininha inocente que no decorrer do tempo vai amadurecendo e torna-se uma mulher sofrida e apaixonada.

    A leitura é de uma impressionante riqueza de detalhes e de uma sensibilidade absurda.
    Uma historia de aventura, medo, amor...

    Admito que sou suspeita! Primeiro me apaixonei pelo filme, e depois veio o livro e superou em muito minha expectativa. O que já era bom tornou-se excelente!


    * Lembrando que o Japão pós segunda guerra deixou de ser uma monarquia para assumir o regime do Parlamentarismo (onde um Primeiro-Ministro é o governante). O Presidente do livro, era no caso, um homem de grande importância, mas não estava necessariamente ligado à política.


    Nota: Máxima em qualquer escala de classificação!!!!

    12 Comentários :

    1. Eu tenho esse livro a sei lá quanto tempo... mas nunca consegui ler...
      Acho que estou perdendo tempo, né??
      Vou tentar começar...

      beijos,
      Dé...

      ResponderExcluir
    2. Sabe aquele livro que marca? Que você considera o livro da sua vida? Pois então, "Memórias de uma Gueixa" é assim para mim. Amo esse livro em todos os aspectos.

      Concordo com tudo que você disse em sua resenha, principalmente com isso: "A leitura é de uma impressionante riqueza de detalhes e de uma sensibilidade absurda."

      ResponderExcluir
    3. Eu não sabia que tinha o livro do filme. Bacana, parece bem diferente de tudo que eu já li. Aliás, nunca li uma literatura oriental. Valeu a dica!!
      beijooss

      ResponderExcluir
    4. to com esse livro empancado da minha estante a seculos e ainda não li.

      ResponderExcluir
    5. Esse livro é muito especial! Já tem quase um ano que li e sempre lembro dele...
      Realmente um livro que vale a pena ser lido e relido!

      Ótima resenha Gabi!
      bjsssss

      ResponderExcluir
    6. Parabéns pela resenha Babi! Também gostei muito desse livro e do filme também.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    7. To te seguindo tbm!
      E louca pra ler esse livro Xd
      BjOss

      ResponderExcluir
    8. Amei seu blog *----*
      Quero tanto começar a ler esse livro! O filme é lindo demais *-* Um dos meus favoritos de todos os tempos, e pelo que você falou, o livro também é ótimo! \o
      Vou começar a lê-lo *---* E a capa é simplesmente linda, não?
      Bjus =*

      ResponderExcluir
    9. Minha irmã tem esse livro, e toda vez que olho pra ele não tenho vontade ler, mas depois dessa resenha estou ligando agora mesmo para pegar com ela rs... Não assisti o filme ainda, justamente porque prefiro ler o livro primeiro ;)
      beijos enormes

      ResponderExcluir
    10. Nossa, deu muita vontade de ler! Parece ser maravilhoso.
      Lindo blog, beijos'

      ResponderExcluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir