• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Clássico #2 - Orgulho e preconceito- Jane Austen

      O livro já começa com uma frase para deixar qualquer mulher enlouquecida em busca de um parceiro.
    É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa.”
     Portanto, antes de começar a resenhar deste livro eu faço um apelo: Homens solteiros e com riquezas procurem esposas e não sejam cafajestes com elas. Hahaha Pronto acabei com toda profundidade de sentimentos que Jane Austen coloca em seus livros, mas não poderia deixar de brincar e aproveitar para mostrar características do porquê deste livro ser um grande clássico. Fatos que ocorreram naquela época e são narrados pela autora acontecem até hoje e são bastante discutidos por pesquisadores. Vai dizer que você nunca se deparou com um homem orgulhoso e vaidoso? Ixi...eu já encontrei um monte.
    Vou contar um pouquinho da história e vocês façam comparações para comprovar o que estou dizendo.
    Elizabeth, Jane, Mary, Kitty e Lydia Bennet são filhas de um casal muito irreverente para os padrões da sociedade inglesa do século 18. A família reside em Longbourn e tem fama pelas suas duas filhas mais velhas que são lindas em comparação as outras moças da vizinhança. A chegada de um nobre cavalheiro, Mr. Bingley, e de seu amigo Mr. Darcy em Netherfield Park vai mudar para sempre a vida desta família. Jane a mais velha das irmãs é selecionada para encantar o proprietário de Netherfield e conseguir um casamento salvando assim a família da pobreza, já que o herdeiro mais próximo do Mr. Bennet é um primo distante um tanto quanto desajeitado. 
    O baile da cidade vem para garantir o sucesso da família devido à beleza e a pureza de Jane, porém Mr. Darcy, um cara orgulhoso, frio, calculista e esnobe atrapalha os planos dos Bennet e ainda por cima tem a audácia de rejeitar Elizabeth para uma dança. Lizzy não suporta este cavalheiro pretensioso e passa a repudiar todas as suas atitudes após descobrir um terrível acontecimento deste para com soldado Mr. Wickham. 
    O tempo passa e a Lizzy se encontra mais do que gostaria com Mr. Darcy que esconde uma grande paixão pela moça. Até que esse amor perfura seu coração e este decide se declarar e se rebaixar para a moça insolente e autoritária que tanto o despreza.
     Se eu contar mais da história vocês vão me matar, mas só pelo pouquinho que resenhei dá para perceber que o livro é muito bom e vale ser escolhido como leitura obrigatória do próximo final de semana. Afinal, quem não quer compartilhar essa história de sentimentos profundos, orgulho masculino ferido ( He He He), amor acima de tudo, inteligência feminina e genialidade da autora. Na época Jane Austen não era considerada uma grande autora, mas para mim ela sempre será a melhor escritora do mundo.






    22 Comentários :

    1. Poxa baxei este livro a muito tempo mas ainda nao tive tempo pra ler...
      Depois de ler seu post ate bateu uma curiosidade srsrrs

      ResponderExcluir
    2. Já vi muita gente falar bem deste livro. Confesso que amei a capa e queria ter a oportunidade de lê-lo.
      Bom... Enquanto ela não vem, fico esperando! (:
      Beijos.

      ResponderExcluir
    3. Gosto demais dessa autora. Ainda não li esse livro, mas vi o filme há anos atrás.
      Adorei a resenha.
      Bjs
      www.fernandameireles.com

      ResponderExcluir
    4. Esse livro é muito bonitinho, e eu adoro a Elizabeth. Na verdade ele continua bem atual, acho que a única coisa que muda é o "ardor" dos romances de hoje hehehehe

      Bjos,
      Andrea
      http://literamandoliteraturando.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    5. ''..Mr. Darcy, um cara orgulhoso, frio, calculista e esnobe...''
      Como assim, Carol? O que envolve o Mr. Darcy
      é o mistério, suas poucas-nenhumas-palavras e todo o cuidado que ele tem com o seu comportamento.Hahaahaha.Falo sério.Ele não é orgulhoso: essa característica é apenas uma 'primeira impressão'.
      Beijoca ;D

      ResponderExcluir
    6. Eu n tive o prazer de ler esse livro #fail, mas o filme é um dos meus preferidos!

      Orgulho e Preconceito está aqui na minha estanteee!!!

      Me animei, próxima leitura, será???

      ResponderExcluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    8. Li o livro, assisti o filme e virei fã de Mr. Darcy. Agora, uma sogra daquelas ninguem merece.Ô velhinha oferecida e inconveniente.Mas amei o livro, tb acho que o Sr Darcy é bastante orgulhoso e isso se mostra bastante no filme com o movimento das mãos que se traem num certo momento. Bjkss amei sua resenha.

      ResponderExcluir
    9. Adoro Jane Austen, suas obras são de uma sensibilidade e realidade impressionantes até hoje. Tenho os livros e os dvds na minha coleção, valem a pena.
      Bjs!

      ResponderExcluir
    10. Sou louca por Jane Austen, gosto muito de Orgulho e Preconceito, mas tenho que dizer que não é o meu favorito. Eu simplesmente entrava em colapso a cada página que lia de Mansifiel Park, todo mundo diz que a Fanny é a heroóna mais sem graça da Jane mas eu não concordo. Eu vejo muita paixão nela, e eu adoro o Henry, acho ele muito mais cavalheiro que o Darcy.
      Já viu lost in austen ? É uma micro série da BBC (4 episódios) qeue conta a história de Amanda, uma mulher que tem uma imensa vontade de viver no mundo de Jane Austen e um belo dia ela encontra uma passagem em seu banheiro que leva ela pro mundo de Orgulho e Preconceito e que trás Elizabeth para Londres atual. É ótima, o que dá pena é que só possui 4 episódios.

      ResponderExcluir
    11. Um dos meus livros favoritos, adoro Jane Austen, Orgulho e Preconceito é muito bom!!

      ResponderExcluir
    12. Ahhh eu ja ouvi falar dessa série sim. Tava com receio de baixar, mas já q vc falou q é boa vou ver!^^ Vlw pela dica...
      Sobre o livro é bom msm é? Fiquei com vontade de ler tb...e quem sabe não resenho tb rs
      bjs vlw :)

      ResponderExcluir
    13. Parabéns pela resenha Carol! Já li Orgulho e Preconceito e também assisti ao filme. Posso dizer que é um dos meus livros favoritos, afinal, Jane Austen é uma diva!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    14. Eu nunca li nenhum livro dessa autora, várias pessoas me indicaram mas sempre pego outro livro.

      Ótima dica

      bjs

      ResponderExcluir
    15. A série é ótima, conheci por causa de uma amiga da faculdade quando estávamos falando do filme que a BBC produziu sobre a vida dela (Amor e inocência)e acho que 80% dos alunos de letras devem gostar dela. Quando vi a série gostei muito.

      Quanto a Mansifield Park, não é uma das mais famosas da Jane, mas tem o seu charme. Gosto mesmo é da simplicidade da história, Orgulho e Preconceito ctz é mais movimenta, mas Mansifield que conquistou meu coração para as obras da Jane. Foi a primeira que li e a que mais gostei.


      Carol, eu leio muitos blogs sobre livros, mas tenho que dizer que adoro o modo que você resenha.

      ResponderExcluir
    16. Ah muito obrigada I( Não sei seu nome rs). Fique até sem graça agora rs. Falando sério eu escrevo com o meu sentimento e incorporo a leitura, porque eu acho que se vc n fizer isso não tem o menor sentido escrever. É como se vc tivesse fazendo uma sinopse. Tanto q tem livros que não combinam comigo e eu passo p a Babi q gosta de chick lit das moças de 30 anos hahah Não adianta, um bom escritor é akele que escreve o que realmente o comove.
      bjinhos

      ResponderExcluir
    17. meu nome é Isis (=
      'um bom escritor é akele que escreve o que realmente o comove.' exatamente

      ResponderExcluir
    18. Assisti um filme, não me lembro ql, q citava essa obra..
      Tempos depois uma amiga começa a suspirar por um tal de Sr Darcy.. e me fala q foi um filme q ela assistiu.. e adivinhe ql era!!
      Assisti ao filme, adorei!! mas precisava le o livro tbm!!
      E com td certeza... Amei!!

      ResponderExcluir
    19. Vi o filme 3X e sou apaixonada por ele , orgulho e preconceito é meu tipo de livro o filme então .. não é a toa que assiti 3 vezes rsrscomprei o razão e sensibilidade da Jane e ainda não li ..mas logo começo !

      ResponderExcluir
    20. Abaixando aqui pra nao levar uma 'sapatada' na cabeça mas...

      Gente eu ja pequei esse livro pra ler umas 4 vezes e nao consigo terminar. Da ultima vez chequei na pagina 50. :O

      Eu nao sei mesmo o que acontece, acho que a leitura é muito densa. E olha que eu tenho vontade de ler heim?

      Sobre o filme eu ja vi uma monte de vezes kkk adoro o senhor Darcy.

      Tem uma serie de tv tbem, vcs chegaram a ver? fato que o senhor Darcy é ainda mais encantador (acredite, isso é possivel! rsr)

      Parabens pela resenha Carol, beijos

      ResponderExcluir
    21. Fabi,

      Dá uma chance pro livro.

      Jane Austen é maravilhosa!! Você fica nas nuvens qdo termina de ler um livro dela. Juro p vc rs

      bjos

      ResponderExcluir
    22. Carol...

      Eu não sei explicar o que acontece, acho que é a epoca que eu pego pra ler o livro sabe? Sempre final de ano kkkk

      Mas tenho planos de ler, afinal comprei o livro :) e concordo: Jane Austen é maravilhosa mesmo.

      As adaptaçoes para cinema são otimas entao os livro com certeza devem ser melhores.

      Vou dar chances pro livro sim, e depois corro aqui pra falar na sua cabeça ok? kkk

      Beijos e obrigada pelo carinho em responder! :)

      ResponderExcluir