• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Contos de Fadas- Editora Zahar


    Era uma vez uma linda princesinha que adorava ouvir as histórias encantadas contadas por sua mãe. Os famosos contos de fadas que fazem sucesso até hoje como filmes da Disney e despertam a imaginação de vários adultos. Adulttos?! Ops! crianças do mundo todo foram reunidos pela editora Zahar e estão morando juntinhos nessa bela edição.
    Dizem que quanto mais sucesso tem a história mais popular ela se torna e assim passa a ser objeto de repulsa dos que se consideram “estudiosos da verdadeira literatura”.
    Os contos de fadas ainda são considerados uma arte fácil e popular que advêm da oralidade. Ah! e como tudo que vem do povo é bastante criticado, com essas inofensivas histórias não poderia ser diferente. É por isso que hoje não vou resenhar livros da “Moda”! Hoje convido todos a voltar ao mundo das princesas e  a degustar os verdadeiros contos de fadas nesta linda edição de capa dura.
    Os melhores contos de fadas são narrados por Charles Perrault, por Has Christian Andersen e pelos Irmãos Grim. Quem aí não se lembra da estória da Pequena Sereia, da Chapeuzinho vermelho e da Sapatinho de Vidro? Eu ouvi tanto esses contos que pensei que a versão da Disney fosse a original, nunca imaginei que tinham segundas e terceiras intenções no enredo. Isso sem falar que muitos terminam em tragédias que vocês nem tinham ideia quando ouviram na infância.
    O abandono cruel dos pais de João e Maria na floresta, o príncipe da pequena Sereia que não quis casar com ela, a Branca de neve que foi enfeitiçada três vezes antes de comer a maça, da cinderela que fez um bolo e  escondeu o anel que ganhou do príncipe, a pele de asno que teve a infelicidade de despertar desejo em seu pai.
    Os contos de Charles Perrault são premiados com um comentário final sobre a moral da história. A dica para quem quiser mesmo entender é contextualizar o conto e imaginar como era a vida das pessoas naquela época.
    Já os contos de Andersen a maioria das vezes acabam mesmo como os "Disney de fadas", pois ele sempre dá um jeitinho de terminar com “Felizes para toda a eternidade”. Mesmo assim a estrutura do conto é bem diferente da que vimos no cinema.
    Por fim ,os contos dos Irmãos Grimm que adoram uma “tragédia” , me encantaram bastante principalmente com a verdadeira história de Rapunzel.
     O livro é muito bom, bonito e barato. Ah! para completar a edição é de bolso e ilustrada. Quer coisa melhor?!
    Para terminar este post não poderia dar apenas um tchau, por isso me despeço de todos com um verso africano tradicional dos contadores de história.

    Karingana UA Karingana







    11 Comentários :

    1. eu ainda gosto de conto de fadas, mesmo tendo 19 anos.
      Já li todas as versões originais e as adaptadas e mesmo assim continuo gostando.
      Acho uma forma ótima de aproximar as crianças da imaginação e das leituras desde muito cedo.

      - @isisaccioly

      ResponderExcluir
    2. Muito interessante, já está na minha estante no Skoob. Também adoro contos de fadas e me interesso por tudo que é relacionado a eles.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    3. Nossa Carooool que interessante! Nunca vi os Contos de Fadas por esse ângulo!

      O Principe da Pequena Sereia n casou com ela? Que história é essa do anel da Cinderela???

      Não sei nada sobre contos de fadas? To me sentindo sem roupa! ahuahauhauhauah

      beijos

      ResponderExcluir
    4. MUITO INTERESSANTE!
      Adoro quando o autor inova os contos de fadas, parece que a história renasce!
      Muito gracinha, adorei!

      ResponderExcluir
    5. Nunca tinha parado para pensar por esse ângulo, eu era rata para ler contos de fadas e ainda criava os meus próprios quando criança, vou ficar de olho e quando ver comprarei, pois é a minha cara.
      Bjos

      ResponderExcluir
    6. Oi, Carol.

      Sempre fui fascinada por contos de fadas, mas é maravilhoso ver sob um ponto de vista diferenciado.

      Acho excelente essa inovação por trás deles e as curiosidades.

      Achei a capa um mimo e já está anotado essa dica!

      Valeu!

      Beijos.

      ResponderExcluir
    7. Adorei o livro!!!
      Suas resenhas estão cada vez melhores!!!
      BJOS

      ResponderExcluir
    8. EU ADORO CONTOS DE FADAS. ^^
      ESSE LIVRO PARECE SER BEM LEGAL, JÁ TINHA LIDO SOBRE ELE EM ALGUM BLOG. =)

      VOOU PEGAR A DICA. ^^

      BEIJOS.

      ResponderExcluir
    9. Aaaahhhh adorei a novidade! *-*

      Vou correr atrás desse livro. Sempre gostei de contos de fada. Até já comprei o livro: "Conto dos Irmãos Grimm" da Clarissa Pinkola que é ótimo por sinal, vem até com desenhos, rs :D

      Amei a resenha. Maravilhosa *o*

      Beijos, querida.
      http://bellosromances.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    10. Ahh que bom q vcs gostaram do livro e da resenha também. Eu estou lendo muitos contos de fadas para entender um pouco mais do universo infantil.

      Se alguém quiser referência de outros livros de contos de fadas tenho vários aqui.É só pedir.

      Beijos
      Ah! Nana vou procurar deste livro q vc falou! Vlw ^^

      ResponderExcluir
    11. Sou uma fã fanática de Contos de Fada, como os clássicos dos Irmãos Grim, estou muito a procura destes contos para comprar. E não que seja difícil, mas falta dinheiro, infelizmente.

      Preciso ser milionária para comprar todos os livros do mundo, rs. Ótima resenha, adoro amedrontar meu irmão menos com as histórias originais e macabras dos contos que a Disney colocou o ' felizes para sempre ".

      ResponderExcluir