• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Romeu e Julieta- William Shakespeare


    O caso de amor mais antigo da história pode ser encontrado em qualquer esquina, televisão e até mesmo nos livros escolares. Não há quem não saiba sobre o romance de Romeu e Julieta. Já fizeram filmes com Leonardo de Caprio, já popularizaram a peça e há quem jure ter sofrido de amor como o casal de Verona.
    Entretanto alguém já parou para ler o livro e sentir um pouco da emoção de se apaixonar perdidamente?
    Eis que tive curiosidade suficiente para embarcar nesse romance. Romance? Confesso que li o livro 
    esperando juras de amor eterno, olhares singelos e flores por todos os cantos, mas me lembrei de ter ouvido que Romeu e Julieta era uma tragédia e foi exatamente isso que li.

    Já encenei a peça nos meus anos de teatro, sei que Romeu toma veneno e Julieta se apunhala, porém não sabia que tinha tanto sangue e mortes desnecessárias durante a história.
    Romeu Montecchio é um rapaz sonhador que não agüenta mais conviver com a paixão pela jovem Rosalina até que seus fiéis escudeiros Belvólio e Mercúrio o convidam para ir a um baile de mascara na casa dos Capuletos.

    Só que havia um grande problema a família Montecchio não se dava com a família Capuleto fazia muito tempo e lutas e mais lutas fizeram com que a cidade de Verona se tornasse um verdadeiro rinque. Deste jeito o Príncipe decretou que a próxima briga entre famílias teria conseqüência graves para o provocador que pagaria com a própria vida as provocações cometidas.

    Julieta Capuleto era uma jovem doce e adorável admirada por seus pais e desejada por um dos primos do Rei. Paris sempre fora encantado pela moça e não via a hora de pedir sua mão em casamento. O baile de Mascaras oferecido pelos Capuletos seria a ocasião ideal para mostrar suas verdadeiras intenções para os pais da moça.

    Romeu entra na festa mascarado e logo se sente atraído por uma jovem pura e inocente de longos cabelos. Julieta se sente entediada até encontrar o olhar perdido de um belo rapaz mascarado. O Amor a primeira vista nos leva a famosa cena da sacada da casa de Julieta e o cenário de um céu maravilhoso com direito a muitas estrelas e uma lua encantadora.
    Contei um pouco da parte romântica da história porque depois da festa só acontece tragédias tolas, se assim posso dizer. Mercúrio briga com Teobaldo que o mata e logo em seguida o nosso até então Herói, Romeu, mata Teobaldo por vingança. 

    O que me deixou tão surpresa foi o fato de Romeu ter matado tanta gente na história e ainda ter morrido como uma espécie de santo do amor. Quer dizer que só porque estava apaixonado e desnorteado tinha o direito de matar? 

    Mesmo assim a história é linda, envolvente e cheia de tramas que nos fazem refletir sobre as vantagens e desvantagens de um verdadeiro amor. Isso sem contar nas dificuldades que o ser humano tem em conviver com o próximo. Naquela época a briga era por poder e terras, hoje em dia a briga é por dinheiro, fama e poder. Mudou alguma coisa?

    Recomendo o clássico e vale a pena dar uma chance a história de amor mais conhecida do mundo!






    9 Comentários :

    1. Parabéns pela resenha Carol! Estou ansiosa para ler Romeu e Julieta. Beijos!
      http://newsnessa.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. Que lindo!
      Esse é o clarrico dos clássicos, a gente até releva o Romeu ter sido um matador, kkk
      Amei a resenha!

      ResponderExcluir
    3. ei Nunca li a história do Romeu e Julieta, o final faz com que eu passe longe dele. kkk.
      é uma história bonita, mas prefiro histórias felizes. ^^

      beijos.

      ResponderExcluir
    4. Amooooo tantooo!

      Faz muitos anos que li, e agora que li Julieta ( e inspirei a Carol a postar essa resenha), quero reler W.S!

      ResponderExcluir
    5. A primeira vez que li Romeu e Julieta eu tinha 12 anos. Me lembro de não acreditar no final, eu rstava torcendo por eles e eles morreram. Li de novo 6 anos depois e consegui perceber coisas na história que me comoveram mais do que a moerte dos personagens em si. Esse livro foi muito marcante na minha vida.
      Depois de ler sua resenha, percebo que está na hora de lê-lo outra vez.
      Obrigada.
      Bj
      @Mariskal

      ResponderExcluir
    6. Sabe que até hoje nunca tinha tido vontade de ler esse livro, fazia uma outra idéia da história, depois que li a resenha gostei! Acho que ta na hora de começar a rever meus conceitos! Bjo!

      ResponderExcluir
    7. Não li esse livro, sempre achei que era um romance onde Romeu e Julieta eram de famílias inimigas que no final eles morriam nunca imaginei que no meio disso acontecia todas essas coisas e concordo com você está mais para tragégia do que romance, sempre tive vontade de ler esse livro depois de ler a sua resenha ainda continuo.

      ResponderExcluir
    8. Nunca li Romeu e Julieta. Eu quero ler mais os clássicos.
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    9. Olá! Adorei você ter resenhado esse livro. Ultimamente eu estava pensando em lê-lo para conhecer mais profundamente a história de amor mais renomada de todas. Ainda tenho algum receio, mas a sua resenha - que por sinal ficou perfeita! - me motivou bastante.

      Beijos, Ju

      ResponderExcluir