• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Depois Daquela Viagem - Váleria Piassa Polizzi

    Ganhei esse livro da minha mãe quando tinha uns 15 anos e estava namorando pela primeira vez! Muitos (acreditem são muitos) anos depois estava arrumando o armário de papéis da época da faculdade e o encontrei lá, dentro de uma caixinha roxa, embrulhado em um saquinho de papel! No mesmo dia peguei para dar uma olhadinha por cima e me peguei terminando a leitura duas da manhã!


    Valéria Polizzi é uma jovem de 16 anos que conhece um rapaz lindo em uma viagem! Logo eles começam a namorar e a ter relações sexuais. O namoro era perfeito, o namorado um amor. Mas esse clima de felicidade logo é substituído por uma outra face do rapaz que torna-se violento, ciumento demais e faz da vida de Valéria um inferno. 

    No princípio ela tenta esconder os acontecimentos de sua família, mas isso não dura muito. A bomba explode    e Valéria acaba sabendo pelos pais do rapaz que ele sempre teve esse tipo de atitude. Uma pessoa descompensada e violenta.

    Valéria é uma moça de boa família, cheia de sonhos e planos, cheia de amigos! Mas dois anos depois, uma dor no estômago muda totalmente a vida da jovem. Ela descobre que aquela relação, sua primeria relação (e sem camisinha) lhe transmitiu o vírus HIV.

    Como é de se esperar o mundo dela desmorona! Valéria e sua família precisam enfrentar uma maratona de médicos e novas descobertas. Ela precisa aprender a voltar a sonhar e a enfrentar os preconceitos, principalmente o dela mesma. 

    Como disse no início desse post, li 'Depois Daquela Viagem' pela primeira vez quando tinha uns 15 anos e confesso que não gostei muito! Mas agora, relendo o livro anos mais tarde, percebi a mensagem de superação passada pela autora! 

    O livro narra a viagem de uma menina que se descobre com AIDS, em uma época (estando falando do final dos anos 80) em que não se sabia muito sobre essa doença e sobre os seus desdobramentos. Valéria nos mostra como é possível conviver com essa realidade e encontrar uma forma de superar os problemas. 

    A autora divide sua história com os leitores de maneira bem direta e nos faz repensar certas atitudes e pensamentos! 'Depois Daquela Viagem', é uma verdeira lição de vida: recomendo!



    11 Comentários :

    1. Muito bom! Eu estava na casa de uma grande amiga, e ela me indicou esse livro, me dizendo que o livro era uma biografia, mas que era bem legal...
      Essa minha amiga DETESTA ler, ou seja, se ela conseguiu ler esse...
      Evitei bastante ler esse livro, mas depois que comecei, não parei mais. A história é muito bonita e ela nos faz refletir muito!
      Ameeeei

      ResponderExcluir
    2. Nossa, que tema forte, adorei.
      É o tipo de livro de superação e luta que mexe com os brios da gente.
      E datado dos anos 80 onde nem se sabia ao certo sobre tratamentos deve ter sido realmente muito difícil.
      Gostei muito!
      ótima resenha, adorei!

      ResponderExcluir
    3. Um livro diferente, com um tema de certa forma ainda polêmico.
      Não me agrada muito, mas quem sabe leia um dia.
      Bjkas!!

      Monique Martins
      MoniqueMar
      @moniquemar

      ResponderExcluir
    4. Sempre tive vontade de ler este livro, mas ficava na dúvida. Acho que qlq dia desses darei 1 chance.! :)

      bjos

      ResponderExcluir
    5. Eu ja tinha lido esse livro, ha alguns anos atras e ele é realmente ótimo! Eu acho que conforme a idade que lemos certos livros, ele nos passa algo de diferente, acho que já ta na hora de eu ler de novo, porque com certeza vou ter sensações diferentes das que eu tive quando o li pela primeira vez! bjo

      ResponderExcluir
    6. Já li esse livro há alguns anos, acho que estava com 15 anos também, peguei ele na biblioteca da escola lembro que falavam super bem dele para conseguir emprestado era super díficil e olhe que tinha mais de um exemplar.

      Gostei bastante, recomendo é um ótimo livro!

      ResponderExcluir
    7. Nohhh.. Li esse livro há um tempão...
      adorei ele.
      Muito bom mesmo..
      Beijos!
      Lika
      www.fernandameireles.com

      ResponderExcluir
    8. Já haviam me indicado esse livro - parece ser uma história realmente interessante! Agora com sua resenha fiquei com ainda mais curiosidade para lê-lo =D

      ResponderExcluir
    9. Muito legal a resenha.. eu conhecia o livro.. mas ainda não tinha lido.. ele agora entrou pra lista!! ^^

      ResponderExcluir
    10. Ganheii esse livro de uma amiga minha!! Não tem como não de emocionar com a história de Váleria! O livro é ótimo, vale a pena cada página lida!!
      O meu tá guardadinho na minha estante *--*
      Beijos!!
      Elidiane'

      Entre Amigas

      ResponderExcluir
    11. É um assunto pesado, violencia e Aids isso tudo na adolescencia.
      Acho que tinha que ser obrigatorio livros assim nas escolas, ja na quinta serie. Ótima recomendação.
      beijos.

      ResponderExcluir