• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    O Livreiro do Alemão - Otávio Júnior



    Hoje vou fazer uma resenha diferente das que geralmente posto aqui. Adoro garimpar livros que não estão na moda e destacar as boas ações, então encontrei este por acaso em uma das minhas visitas a Saraiva e qual foi a minha surpresa ao descobrir que o autor iria palestrar na minha aula de literatura infantil.

    Otávio Júnior tem uma história de vida muito interessante e pretendo fazer uma entrevista bem bacana para postar no blog, mas por enquanto vou falar um pouco de seu primeiro livro e da luta para trazer um pouco de literatura para o Morro do Alemão ( aquele que foi alvo de notícias alguns meses atrás).

    O livro é pequeno tem 77 páginas e as letras são grandes, mas o conteúdo é o que importa. O autor conta sua trajetória de vida desde a primeira vez que teve contato com um livro e preferiu ler a jogar futebol com os colegas. O livro Don Gatón mudou sua vida e a partir daí  entrou em uma jornada para influenciar seus colegas da favela a ler ao invés de se envolver com o tráfico de drogas. 

    Depois de escrever seu primeiro livro infantil enfrentou dificuldades para publicar e procurou várias editoras através de uma lista amarela, mas todas recusaram. Então decidiu correr atrás de  gráficas. Foi nesta jornada que encontrou uma boa gráfica no Centro do Rio, mas a Dona havia falecido. A sua sorte foi que o filho da Dona se interessou por seu esforço e investiu no garoto. Meses se passaram até seu primeiro livro ficar pronto, mas depois de publicado a luta para vender foi enorme. Ele visitou escolas, fez teatros (arrumou figurino,palco,escreveu a peça sozinho) e assim conseguiu acabar com a primeira tiragem.

    Atualmente ele conseguiu montar uma biblioteca na Favela com o projeto Ler é dez! Leia favela e já visitou vários eventos literários internacionais.

    Eu gostei do projeto e da força de vontade de Otávio Junior, mas o livro em si deveria ter sido mais desenvolvido e sua história poderia ter rendido umas 300 páginas. Mesmo assim recomendo a leitura para as pessoas que querem escrever, mas acham que é impossível e para outras que podem fazer algo por sua comunidade e só falta um empurrãozinho.

    Quem quiser ver de perto o projeto é só entrar no SITE do autor.


    5 Comentários :

    1. Oi Carol!!!
      Super legal sua iniciativa. Eu adoro ler o que está bombando no momento, mas assim como vc Adoro mais ainda descobrir livros excelentes perdidos em meio ao badalados lançamentos.
      Fiquei bastante curiosa em ler esse.
      beijos

      ResponderExcluir
    2. Esse livro é uma grande surpresa, gostei muito de conhecer!
      Carol como sempre nos brindando com livros novos e interessantes.
      Dica amotada!

      ResponderExcluir
    3. Nossa, que delícia! Fico feliz que hoje ele já tenha conseguido ir tão longe e espero que consiga ir ainda além! Achei lindo a resenha e ainda mais a força de vontade do autor!!!

      ResponderExcluir
    4. Carol, eu admiro demais essas pessoas que como esse autor, lutam e correm atras de seus ideais! Adorei a iniciativa do blog de traze-lo aqui pra uma entrevista, vai ser muito legal! Espero que ele consiga alcançar os objetivos e que o seu livro seja um sucesso! bjo!

      ResponderExcluir
    5. Achei muito legal a iniciativa do autor, fiquei curiosa sobre o trabalho dele, depois entro no site, beijos.

      ResponderExcluir