• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Clássicos #07 A Volta ao Mundo em 80 dias



    Já que as leitoras gostam muito de clássicos vou postar mais um. Só que este é especial, porque por incrível que parece eu li em 12 horas em e-book cerca de 100 páginas que correspondem a 300 do livro em papel. Não é qualquer clássico que deixa o leitor alucinado, não! Só Júlio Verner consegue, não é a toa que o autor já publicou diversos livros que virou filme e é lembrado por educadores e leitores até hoje. Só tem um probleminha a primeira vez que tive contato com esse livro foi na 7ª série do ensino fundamental para uma aula de geografia. Fui forçada a ler, mas não li (li o resumo hahaha) e ainda tomei trauma desse autor, mas graças ao clube do livro que participo tive a oportunidade  de ler e me apaixonar por este universo de aventura.


    Sinopse:
    Em 1872, vivia em Londres um homem misterioso chamado Phileas Fogg. Com a exatidão de um cronômetro, chegava todas as manhãs ao Reform Club, de onde só retornava a casa para dormir, precisamente à meia-noite. No dia em que admitiu Passepartout como seu criado, o metódico cavalheiro fez uma aposta com os outros sócios do clube, arriscando metade de sua fortuna. A outra parte gastaria para ganhá-la. Esta inesperada decisão de Fogg vai levar os dois a viverem uma ousada aventura.



    Os nomes dos personagens são cheios de significados implícitos e explícitos também, com isso podemos sentir ,já no início, a riqueza de detalhes e informações que vamos obtendo ao longo da leitura. Os lugares por onde o Mrs. Fogg passa são retratados de uma forma tão precisa que ninguém acredita que o autor nunca saiu da França (local onde nasceu). Sério! Como Júlio Verne conseguiu, falar da Índia, de Hong Kong, da Inglaterra e dos Estados Unidos sem sair do seu país em pleno século XIX, que nem existia televisão e rádio. Era só jornal e ainda assim demoravam meses para se ter notícias atualizadas.


    A aventura e a aposta de viajar o mundo em 80 dias nos deixa intrigado e curioso para saber se tudo vai dar certo, ainda mais quando Mrs. Fogg tem plena convicção que vai conseguir, mesmo com tantos obstáculos que vão surgindo pelo caminho. Lendo assim, vocês podem ter a impressão de que o personagem é todo animado e só tem pensamentos positivos, mas é exatamente ao contrário. Ele é frio, calculista, disciplinado (leia-se não faz nada fora do horário), organizado e centrado em si mesmo. Agora, imaginem um homem deste jeito, trocar sua vida sossegada por uma viagem em 80 dias num mundo recentemente explorado e sem tecnologia.... Parece impossível mesmo. E é por isso que ficamos fissurados na leitura, arrancando os cabelos com os imprevistos e torcendo muito para que ele consiga chegar a tempo.


    Muitas vezes ao longo da viagem, quando seu criado Passepartout se apavorava com o tempo perdido ou com algum obstáculo, Mrs. Fogg sempre mantinha a calma de um cavalheiro. Conseguia dormir, comer, jogar Wish* e ainda participar de aventuras radicais sem mudar a expressão de serenidade.

    Cheguei a pensar que eles iriam atravessar o oceano de balão só para chegar a tempo e no final nos deparamos com uma surpresa inesperada e sensacional! Recomendo a leitura imediata.


    A linguagem é tranqüila, tirando as coordenadas ( longitude e latitude) que eu não entendo muito bem, a história é envolvente e os personagens diferentes.

    * Este é um jogo de tradição inglesa, mas não sei se escrevi corretamente.




    13 Comentários :

    1. Carol viciada em Cléssicos!

      Nunca ouvi falar nesse livro *esconde a cara de vergonha* mas parece ótimo!

      Tenho q visitar sua estante com mais frequência amiga! (e seus peixes tb)

      ResponderExcluir
    2. hahahaha

      Meus peixes morreram todos!:/

      Vc tem é que ir no clubinho do livro clássico!

      ResponderExcluir
    3. Cara, li esse livro na escola, devia ter uns 15 anos, lembro que levava um romance de banca e colocava dentro do livro para disfarçar, kkk

      Claro que a leitura foi um pouco confusa, até por que sendo uma romântica que só queria ler banca eu lia o livro com muitos dias de diferença, me prestando muita atenção.

      Mas valeu, foi bem divertida, quando terminei de ler dei nota 9 ao livro.

      ótima dica de leitura, me fez viajar, kkkk

      ResponderExcluir
    4. Ainda não li nenhum livro dele, isso é grave. Só assisti adaptações de seus livros, amo viajem ao centro da terra com Brendan Fraser, e e Volta ao Mundo em 80 dias, com Jackie Chan, que é muito engraçado.
      Garota Eclética.

      ResponderExcluir
    5. Nunca li nada de Julio Verme mas tenho uma amiga que é apaixonada pelo autor e sempre fala maravilhas dele. Quem sabe um dia eu me anime a ler.

      Carol nem me fale em ser forçada e ler no colegio. Gente eu odiava as aulas de Literaturo exatamente por causa disso. Affs

      Muitos dos alunos deixam de gostar de ler nessa epoca da vida :(

      Bom, gostei muito da resenha e tbem do fato da liguagem do livro ser tranquila :)
      Vou pessima nessa parte de linguagem complexa #fail

      E esse clube do livro classico deve ser bem legal né? :)

      Beijos e parabens pela resenha

      ResponderExcluir
    6. Adriana...

      Eu não sabia da existencia dessas adaptações \o/ vou procurar pra baixar. Adoro o Brendan Fraser desde 'A múmia' rsrs

      Obrigada pela dica, beijos

      ResponderExcluir
    7. Essa adaptação é perfeita, vale muito a pena baixar, comprar... Leiam mesmo, vale a pena!

      ResponderExcluir
    8. Esse clássico deve ser ótimo!!
      Deve ter muita aventura *o*
      Bjs
      Elidiane'

      Entre Amigas

      ResponderExcluir
    9. Meninas,

      A adaptação que Jack Chan fez é péssima e não condiz com a realidade do livro. Inventaram 1 monte q coisa q não tem nada haver rs

      bjos

      ResponderExcluir
    10. Esse livro é simplesmente uma delícia!!! Adoro Julio Verne!

      ResponderExcluir
    11. Bela leitura. Aproveito para divulgar o meu blog dedicado a Júlio Verne: www.jvernept.blogspot.com

      Cumprimentos

      ResponderExcluir
    12. ótima dica Frederico!

      Anotada! :)

      bjos

      ResponderExcluir
    13. Gosto muito de Julio Verne e essa é minha obra favorita dele. É um clássico que vale a pena ser lido.
      Bjkas!!
      Monique Martins
      MoniqueMar
      @moniquemar

      ResponderExcluir