• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Romeu e julieta em cordel- Sebastião Marinho



    Hoje eu apresento à vocês um livro diferente com uma literatura bem popular. Vocês já ouviram falar da literatura de cordel? Se não clique Aqui e descubra mais sobre este universo encantador.


    Ganhei o clássico Romeu e Julieta ,adaptado para o cordel, da editora Nova Alexandria atráves de uma promoção feita pelo site viaje na leitura  e me encantei com o livro. A tradição do cordel é contar a história na linguagem oral com o formato de poemas. Sendo que o papel deve ser reciclado e as imagens feitas com xilogravura, uma técnica antiga de se produzir figuras. Então, imaginem, reler um clássico que eu resenhei no blog de uma maneira diferente e até mais animada, porque o cordel tem  ritmo e em cada trechinho eu ia cantando e rimando.


    Foi uma experiência maravilhosa para mim, porque me senti lendo uma história nova e ao mesmo tempo conheci um pouco da literatura de cordel que não é muito presente aqui no rio de janeiro e muito menos nas livrarias. Eu, pelo menos, não vejo espaço para o cordel nas megastores e ver uma editora investindo na coleção de clássicos em cordel é ótimo, porque a cultura nordestina está sendo ainda mais divulgada.


    Só para deixar claro o cordel não foi criado no Nordeste, mas quando veio para o Brasil - oriundo de Portugal- foi lá que a moda pegou e até hoje podemos ver contadores de histórias em cordel vendendo seus livros pelo país.


    Só um trechinho para deixá-los com água na boca:

    Vasculhando alfarrábios
    Desbotados na gaveta,
    Deparei-me com a obra
    Maior de todo planeta:
    É a shakesperiana
    De Romeu e Julieta.


    O melhor disso tudo é que o cordel clássico ajuda as crianças e os adolescentes a criarem um gosto pela literatura e a posteriormente desenvolverem o hábito da leitura. É uma boa maneira de mostrar para o jovem que um Shakespeare pode ,sim, ser divertido e interessante. Se quiserem ver outros clássicos em cordel entre no site da editora AQUI.

    Para quem quiser ir mais além e desfrutar de alguns versinhos em cordel veja este trabalho feito por uma aluna de direito. Maravilhoso!



    Para quem ficou apaixonado por cordel assista a novela Cordel encantando que também é uma ótima opção para entrar com o pé direito neste universo!







    6 Comentários :

    1. Poxa que post legal!
      Conheço a literatura de Cordel desde minha infância, meu pai comprava nas feiras de domingo e eu lia todos os livrinhos. Sempre me alegrava as histórias de mocinhas e dragões, realmente um encanto.

      Quem não conhece deveria conhecer, é um encanto de leitura.

      Amei o post me fez viajar para lembranças tão lindas, adorei!

      ResponderExcluir
    2. Bom, começa do fato que eu amo Shakespeare hehe!
      Adorei o post, não conhecia o estilo! Deve ser uma delícia de ler!
      Ainda mais com essas imagens fofas! Amei!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    3. Ei Carol, nossa que bacana sua resenha. Adorei. Fiquei imaginando Romeu e Julieta em cordel, deve ser muito fofo!

      Um cordel que sou bem curiosa pra ler é o 'Lampião'! :)

      Gostei muito do video, as ilustraçoes dos livrinhos são tão lindas. Vou visitar o site da editora sim \o/

      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Que gracinha!!! Eu não conheço a literatura de cordel, mas deve ser bem legal mesmo =)

      ResponderExcluir
    5. Ainnn q tudooo Caroool!

      Vc sempre com uma novidade hein???
      Adoreeei amigaa!

      ResponderExcluir
    6. Minha amada irmazinha disse que tem uns livrinhos de cordel em casa e que vai separar pra emprestar pra mim! Ai aii criança pequena é fogo! kkk

      Tudo culpa da Gabi que fica me atiçando com essas novidades :P

      ADOROOOO!

      ResponderExcluir