• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Livro de Joaquim - Laura Malin



    Vou me reservar o direito de começar essa resenha da seguinte maneira: UAU, UAUFazia tempo que um livro não me emocionava já no prólogo. Se você acha exagero então leia a citação que abaixo:

    'Vivo há mais tempo que o necessário. Cansei de tudo. Abandonei-me ao fundo do mar. O que me falta, porém, é não ter encontrado as respostas. Não tê-las me faz voltar de cada  um desses mergulhos. Não tê-las é o que me faz continuar vivendo.'
    Prólogo - página 10

    O ano de 1824 marcou para sempre as vidas de Joaquim e Leah. Enquanto ele era um jovem simples que fazia reparos em embarcações na ilha de Fernando de Noronha, a moça estava prometida ao filho de um nobre português e voltava para casa a bordo do D. Januária. Mesmo com toda diferença, eles conviveram durante alguns dias e vivenciaram um tórrido amor e fizeram planos de fugir a amar-se para sempre. O sonho do casal, no entanto, terminaria com a morte de Joaquim. TERMINARIA, se não fosse um detalhe do destino: a queda de uma estrela na praia onde eles estavam e que os faria imortais. 

    A história é narrada pelo próprio Joaquim que, após 188 anos de busca por seu amor perdido (e muitas aventuras), encontra na fotógrafa Sylvia um lampejo de esperança de ter finalmente findado sua busca. 

    Chorei. Inúmeras vezes eu chorei lendo esse maravilhoso livro de Laura Malin e que está na briga pela liderança do meu top five 2011. Com capítulos alternados entre o passado e presente, conhecemos essa magnífica história de amor que transcede as barreiras da morte e do tempo. 

    Ao contrário do que acontece em alguns livros com o mesmo formato de narrativa, essas idas e vindas ao passado não interferem em nada na fluidez do texto, pelo contrário, são fundamentais para o entendimento e, por quê não dizer, encantamento do leitor. A autora nos leva a um passeio pela primeira guerra mundial, crise de 1929... Fazemos uma viagem por países e continentes e vemos nosso querido Joaquim assumir várias facetas.

    " - Um homem com 160 anos de vida, engenheiro naval, médico, físico, que estudou com Pierre e Marie Curie! Um homem que fumou ópio em Berlim durante a Primeira Guerra Mundial, que vendeu hot dog na Wall Street de 1929, você não se enxerga mesmo! Coisa mesquinha, Direito no Largo de São Francisco."
    Página 269


    Livro de Joaquim superou todas as minhas expectativas e tem todos os elementos que o fizeram, em minha opinião, tornar-se memorável. Não vejo a hora de conhecer a história na visão da Leah, que será lançada em 2012 também pela Editora Agir. Recomendo a leitura  e não posso deixar de ressaltar a beleza da capa e a revisão impecável. 



    Laura Malin é carioca e jornalista formada pela PUC. Escreveu roteiros para televisão e cinema, no Brasil e Hollywood. Livro de Joaquim é seu segundo livro. 


    http://lauramalin.com.br/