• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    A marca de uma lágrima- Pedro Bandeira



    Editora: Moderna
    Autor:
    PEDRO BANDEIRA
    Ano:
    1985
    Gênero:
    Infanto-juvenil
    Número de páginas:
    176

    Um livro bonito, totalmente adolescente e muito divertido. Nunca tinha lida nada de Pedro Bandeira e resolvi começar por este achado em um sebo de Brasília. Comprei A marca de uma lágrima por 2 reais e gostei muito da trama da história e do desenrolar do enredo.

    Sinopse:
    Com a morte no coração… e com a morte na alma… Isabel se acha feia. Feia ou não, é uma garota genial que acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano…

    Isabel é uma adolescente exagerada e cheia de sentimentos por Cristiano. Só com um olhar já se apaixona perdidamente por seu amado e sua vida passa a girar em torno dele. A riqueza do livro está nas poesias que Isabel escreve que dão ritmo a história. A poesia é pouco valorizada no Brasil e inseri-las no contexto do livro foi realmente brilhante ainda mais quando estamos falando de adolescentes que tem preguiça de ler mais vivem se expressando por ai nos cantinhos dos cadernos.

    Quando eu estava no ensino médico vivia rabiscando algumas palavras de amor em livros de literatura ou então escrevi cartinhas para amigas e para o meu amado. Gostei muito de reviver esta época através das lindas poesias de Isabel.

    O livro parece ser de romance, mas me surpreendi ao encontrar um leve e intenso tom de suspense na história. Apesar de conflitos internos, de uma paixão avassaladora e de dons para escrever, Isabel tem que lidar com o assassinato misterioso da diretora da escola e conviver com um amigo muito leal.

    As duas coisas que mais me chamaram a atenção no livro foram as poesias no começo de cada capítulo e o fato do livro ser curtinho mais conciso e coerente.  Para  se escrever bem não é necessário escrever muito!

    Recomendo a leitura para todos que querem conhecer novos ( antigos) livros. Ainda mais de um autor nacional tão consagrado como Pedro Bandeira.

    12 Comentários :

    1. Eu lembro de já ter lido esse livro, mas há anos! Lembro também que amei, e todo mundo que leu adorou.
      Mas lembro de quase nada da estória. Só fui lembrar mesmo é com a sua resenha.
      Só 2 reais? Que pechincha!
      Beijinhos,
      Mell - Croissant Parisiense

      ResponderExcluir
    2. Esse livro é muito bom .. Li já faz uns anos, mas me lembro que gostei mto :)

      ResponderExcluir
    3. Esse foi o livro que despertou meu interesse pelo mundo da leitura e dos livros. Pedro Bandeira é referência para adolescentes e assim como meu antigo colégio, acho que as demais deste país deveriam incentivar a leitura no ensino fundamental com livros dele.

      Mas enfim, eu sou apaixonada (até hoje!) pelo Fernando. Ai que rapaz lindo gente! E a Isabel?? É tão eu!! Este meu livro já está tão gasto que tenho medo da capa descolar, rs. Amor eterno por essa história, que sim, como bem ressaltou, é romance com ótimas doses de suspense!

      Aliás, o Pedro Bandeira é mestre em suspense em seus livros infanto-juvenis! Recomendo todos dele sem pensar duas vezes!!

      Leiam e leiam!!

      Adorei sua resenha Carol!!
      Sucesso no blog!

      Beijinhos,

      Daniela / @daride

      ResponderExcluir
    4. Eu tenho esse livro e já o li, é muito legal para um adolescente, eu já achei ele meio bobo, mas recomendo a leitura pois tem muita gente que adora esse livro, rs!

      ResponderExcluir
    5. Nossa, li esse livro quanto tava na 2º série! Lembro que adorei na época e todo mundo da minha sala também foi ler!

      ResponderExcluir
    6. Ei Carol...

      Nha que fofinha sua resenha. Eu gosto bastante de poemas embora não seja uma expert neles. rsrs

      Eu tbem gostava muito de escrever cartinhas pros meus amigos no colegio rsrs ate hoje gosto de escrever, acho algo bem pessoal.

      Adorei sua resenha, dica anotadinha aqui para qdo tiver um tempinho na minha lista de leitura

      beijos querida, estava com saudades :)

      ResponderExcluir
    7. Esse livro é lindo, li na adolescência, e hoje lendo sua resenha viajei anos atrás, quando eu fazia o mesmo papel, escrevendo cartas de amor para um amigo e uma amiga assinava. Sofri muito por isso, mas preferi mantê-lo como amigo do que perder.

      Esse livro marcou minha adolecência, e me deu uma dorznha no coração ao lembrar!

      Saudade palavra triste quando se perde um grande amor...

      ResponderExcluir
    8. Hummm Pedro Bandeira despertando corações!! Ele é mtu fofo, msm! ^^

      bjos

      ResponderExcluir
    9. esse livro é lindo demais!
      quando li eu estava passando por uma fase terrível e foi com ele que aprendi que muitas vezes sofremos por não saber enxergar o que verdadeiramente importa.

      ResponderExcluir
    10. Eu li esse livro pela primeira vez esse ano, com 17 anos, e digo, deveria ter lido quando criança, porque é muito bom, eu adorei. E já até dei de presente pro meu irmão de 10 anos, espero que ele goste também!
      Beijo.

      ResponderExcluir
    11. Oh! Esse foi o primeiro livro romantica que li, acho que tinha 13 anos , deu saudades rsrs


      Beijos
      Luciana
      Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances

      ResponderExcluir
    12. Amei esse livro e já li duas vezes, o final é surpreendente e emocionante, recomendo. Só acho algums partes exageradas mas o resto compensa!

      ResponderExcluir