• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    # Clássicos - Persuasão- Jane Austen


    Comprei este livro na bienal porque estava com muitas saudades de resenhar clássicos. Sério, a leitura sobre o século 19 enaltece a alma só pode! Aprendo tantas coisas sobre comportamento e amor que fico maravilhada quando termino de ler. Por isso sou fã dos romances Jane Austen e este é o 3º que leio.

    Persuasão foi o último livro da autora e foi publicado postumamente em 1818, por isso, achei o enredo fraco em comparação com “Orgulho e preconceito” e “ Razão e sensibilidade ”, mas me envolvi do mesmo jeito no ambiente da história. 


    Anne Eliot é filha de sir. Walter que faz questão de enaltecer seu nome da sociedade e manter relações com a nobreza, e irmã de Elizabeth Eliot, uma moçinha mesquinha e egoísta que herdou todas as características do pai. Anne conta com a ajuda de sua vizinha e madrinha Lady Russel, para se destacar na família visto que seus familiares a desprezam desde que sua mãe faleceu. Há oito anos se apaixonou perdidamente pó um capitão da marinha e foi fortemente persuadida por todos a abandonar seu noivado e encontrar um cara com mais nobreza.


    E é isso! A história gira em torno das viagens e mudanças da família para outra cidade.

    Achei que li mais sobre o cotidiano de Anne do que sobre suas aventuras amorosas e indagações sobre seu futuro. A personagem é centrada, não tem muitas emoções e nem se questiona muito sobre seu modo de vida. Ela me pareceu um pouco passiva demais, esperei mais atitude, por conta do estilo das “heroínas” de Jane Austen. Mesmo no final não vi nada de extraordinário e contraditório como nos outros livros.


    Acho que a autora chegou ao final de sua vida sem força para motivar seus personagens, ou então se conformou com as regras da época para a ala feminina. Uma curiosidade que tenho. Como as pessoas usavam o banheiro naquela época? Imaginem manter a pose querendo fazer xixi? Eu então que sou bexiga solta não conseguiria ficar no sarau na casa dos UpperCross sem pedir para usar o toilet, que deveria ser uma latrina. Que nojo!


    O livro não é difícil, por mais que seja considerado clássico. Eu li em poucos dias e gostei bastante. Recomendo a leitura e sugiro que leiam Jane Austen quem ainda não leu para mudar um pouco de estilo literário. Às vezes ficamos tão focados nos lançamentos que nos esquecemos de livros antigos que são muito bons!

    Ah, detalhe! A capa deste livro não é uma fofura cor de rosa?

    Beijinhos,