• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Jogos Vorazes - Suzanne Collins



    Uma proposta diferente com um toque de sociedade distópica que muito me atrai. Escritores que criam mundos diferentes às vezes comentem o pecado de serem repetitivos ou até surreais demais, porém em Jogos Vorazes nos deparamos com um enredo um tanto quanto sádico e mórbido. Quando li a sinopse e soube que se tratava de um jogo da morte descartei logo de cara a leitura, mas umas amigas blogueiras falaram tão bem do livro que resolvi dar uma chance.

    Sinopse:
    Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

    Como sempre, me surpreendi e gostei muito da ação e da disposição dos fatos narrados. A história é sobre dois jovens, Katniss e Peeta, que são escolhidos como tributos para representar o distrito 12 nos jogos vorazes, mas como pertencem a um lugar com muita pobreza, poucas  são suas esperanças de voltarem vivos para casa. 

    Fiquei tensa e a cada página que virava respirava aliviada por não me sentir chocada com as mortes. Pensei que ao começarem os jogos e ao ver os adolescentes se matando eu iria surtar ou abandonar o livro, mas o modo como os detalhes foram narrados mudou toda a logística da coisa. A autora fez com que o leitor se apaixonasse pelos personagens principais e não pensasse nos outros, logo ficou bem mais fácil observar as mortes como expectador e torcer para a vitória de Katniss e Peeta. Mas, como manda o jogo só um pode vencer. Confesso que foi torturante ver a indecisão de Katniss sobre ajudar ou não seu companheiro a viver, mas no final temos uma grande recompensa.

    A linguagem é para adolescentes só que um pouco mais rebuscada, com muita descrição do ambiente e dos personagens, inclusive de algumas mortes. Gostei do jogo e fiquei imaginando depois, como seria uma arena deste tipo nos dias de hoje. A capital que controla tudo no livro me pareceu muito com um filme chamado Gamers, em que ex detentos lutam até morte em uma arena enquanto as pessoas apostam dinheiro em cima de batalhas.


    A capa do livro me chamou atenção também. Podemos dizer que grande parte do que iremos ler se reflete na capa. O sombrio e o enigmático predominam no símbolo e a cor preta nos deixa com ar de jogos da morte mesmo. Muito interessante o livro. Gostei e li em poucos dias, apesar de não ser meu gênero preferido. Recomendo a todos a leitura e aproveitem para comprar com promoção no site do submarino. Comprei a série de três livros por 49,90 e não me arrependi. Entrei na sociedade distópica criada pela escritora e considero muito ousada a sua criatividade. O tema é agressivo, mas as palavras suavizaram a narrativa.


    Quem quiser visitar o site do livro : www.jogosvorazes.com.br





    Série:
    Jogos Vorazes
    Em chamas
    Esperança – Lançamento



    Ah, detalhe!  O filme do livro será lançando em Março do ano que vem. Então não dá mesmo para perder a leitura! :)