• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Em Chamas - Suzanne Collins



    Cuidado, esta resenha pode conter spoilers. Quem se interessar pela série leia a resenha do primeiro livro - Jogos Vorazes aqui no blog

    Para quem ainda não sabe está rolando um super booktour deste livro no blog, por isso que resolvi terminar de ler a série logo para atiçar a curiosidade dos leitores.

    Existem séries que nos deixam completamente atordoados, sem rumo e fora do ar por dias. Jogos Vorazes é assim, por isso eu não consegui devorar a série em uma semana. Eu quis descansar e ler outros livros para poder degustar a história com mais intensidade para que ela se tornasse inesquecível. E foi isso que aconteceu. Adorei, amei, me envolvi e vou mostrar a vocês e provar o porquê destes livros ser em tão fantásticos.
    Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.

    Katniss, a personagem principal, não é uma mocinha comum, ela é dotada de um realismo e força sobrenaturais, devido às condições em que vive. Isso torna a história ainda mais estimulante, porque em muitos livros de sociedade distópica os personagens  quando vão infringir leis e mudar o mundo tomam decisões absurdas sem o menor nexo. Katniss, não. Ela tem um objetivo e vai até o fim. No livro "Em Chamas", ela se depara com novas batalhas a travar depois de ter desafiado a capital com suas “inofensivas” amoras na arena dos jogos.

    Depois do primeiro livro leitor fica dividido entre um possível romance entre Katniss, Peeta e Gale, mas para um bom observador uma única expressão basta. Então, apesar de existir um triângulo, o leitor logo percebe o grande amor da vida da mocinha, que não quer ser mocinha. Aliás, ele é mais forte do que Peeta e se vira muito melhor na arena. Tanto que é aclamada pelo público que a considera um símbolo da revolução.

    O tordo do broche dado por Margie em Jogos Vorazes, significa muito mais do que um pássaro indefeso em um objeto de dourado...

    A forma como o livro é dividido em partes com títulos instigantes me conquistou bastante. A cada trecho eu me senti mais nervosa, mais ansiosa, como se fosse explodir ou ficar em chamas literalmente. Os jogos são ainda mais emocionantes e os novos competidores muito poderosos.

    A capa é em auto relevo, o que torna o material gráfico simples, mas elegante! rs

    Gostei muito da participação de Hamitch no livro, mas achei a de Gale totalmente apagada, mas isso não atrapalhou a leitura, porque eu sou team Peeta e adoro o modo como ele age. Tipo, meio mocinho, meio vilão, meio popular, meio protetor e se bobear ainda tira onda de machão.

    Recomendo. Recomendo. Recomendo. Cinco estrelas, sem dúvida. O segundo livro ainda é melhor do que o primeiro e será uma inesquecível para você!