As Mais - Patrícia Barboza



Preciso começar falando do título que é muito criativo e inteligente. As Mais significa a sigla de quatro amigas inseparáveis que estudam no colégio CEM – Centro Educacional Machado e resolvem escrever um livro para contar um ano de suas vidas. Claro, siglas entre amigas são comuns, mas As Mais dá margem para muitas coisas e até brincadeiras, por isso achei inteligente.

Sinopse:MAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, relatando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo. Mari, a pagadora de micos Aninha, a intelectual Ingrid, a romântica Susana, a atleta Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores... Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”. Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis!

O livro é dividido em 4 partes e cada trecho é narrado por uma das garotas, Mari, Aninha, Ingrid e Susana. A ilustação é toda em tons de rosa, assim como a capa que é muito fofinha, só não gostei muito do formato das meninas, achei o desenho um pouco “quadrado”, mas isso é detalhe de leitora perfeccionista e também é gosto. Achei os traços da ilustração brutos, por isso a minha preferida ficou sendo a Mari que parece a mais suave. E claro, ela é a MAIS entusiasmada, a Mais dramática e a Mais atrapalhada hauauhau Viram como dá para brincar?

 A história é bem real e foi escrita especialmente para  pré – adolescentes. Ao longo da leitura, lembrei muito da época em que eu também tinha 3 amigas e nós formávamos um grupo inseparável, mas depois da faculdade tudo mudou. Sempre víamos aquele filme do Jeans Viajante e pensávamos em fazer a mesma coisa, mas os meus culotes nunca permitiriam entrar no mesmo Jeans do que minhas amigas magrelas ahuahuah

O livro foi muito bem diagramado, foi feito com capricho e delicadeza. Tanto que em vários capítulos temos ilustrações descrevendo a situação. As personagens foram bem descritas e marcantes, tanto que já na capa podemos encontrar um símbolo que determina a personalidade de cada uma. Todas, como não poderia deixar de ser, se apaixonam por garotos diferentes e super fofos, mas com defeitos. Nada de príncipes encantados em As Mais. Ouviu, dona Ingrid?

Ingrind é a MAIS apaixonada e romântica da história, também me identifiquei um pouco com ela. Enfim, não tem como não se identificar com as personagens, porque elas foram feitas da mistura de todos as adolescentes juntas. E como eu fui (sou) uma adolescente, me senti em casa lendo este livro. Eu praticamente abri a porta de casa e deixei As Mais entrarem.

Vejam o booktrailer do livro:



Recomendo e a leitura. Trabalho de qualidade!


Beijinhos,






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...