• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Garota Replay - Tammy Luciano

    Desde já quero lembrar aos leitores que opinião é extremamente pessoal. Cada um tem a sua e ninguém deve sentir-se obrigado a partilhar as mesmas ideias. É com esse pensamento que venho discorrer sobre um livro que, infelizmente, não atingiu minhas expectativas: Garota Replay.



    Quando pego um livro para ler, principalmente nacional, tento me ater a alguns pontos. Qual a proposta do livro e o autor conseguiu cumprir isso? Qual a faixa etária do público alvo? Porque não adianta o leitor esperar de um livro juvenil, destinado a meninas de 15 anos, a mesma maturidade que encontramos nos livros de escritoras famosas por escrever romances coesos devorados por um público mais adulto. São mentalidades diferentes e narrativas diferentes. 

    Mas, voltando ao que interessa. Em Garota Replay (144 páginas, Editora Novo Conceito) Tammy Luciano nos apresenta a vida de Thizi, uma menina de classe média alta, que passa a maior parte do tempo sozinha em seu apartamento na Barra da Tijuca. Seus pais vivem viajando e sua única companhia é a moça que trabalha para a família há tempos. Mesmo se considerando uma rica normal, sem exageros, Thizi leva uma vida totalmente fora dos padrões brasileiros. Isso me incomodou muito. 

    Quem recebe uma mesada gorda o suficiente para se manter, tem as finanças da casa administradas por uma empresa, ou seja, não possui nenhuma responsabilidade e ainda ganha um carro novinho? Achei que faltou verossimilhança e que a autora poderia ter se aprofundado nos diálogos. 

    Outro ponto que preciso considerar é o tamanho do livro e a redundância na história. Várias cenas muito parecidas conferiram uma narrativa enrolada e confusa. Entendam bem, um livro pode ter 150 páginas e caber exatamente nesse espaço, ou pode faltar informações e a escrita ficar corrida. A impressão que ficou em Garota Replay foi que essas cenas repetidas encheram espaço para aumentar o livro. Não caiu bem. 

    Ex de repetição de cenas. Spoiler > Se você já leu e/ou quiser saber, selecione o texto contido no espaço abaixo. Se não quiser saber ignore essa informação. 

    Várias vezes é mencionada a questão da traição e que o ex namorado Tadeu bateu de carro. 

    Para completar, não gostei do trabalho de design de capa feito pela editora. Por mais que seja condizente com a história, o desenho ficou pesado e as meninas com linhas fortes demais. Enfim, minha frustração foi enorme, principalmente porque gostei muito de Sou Toda Errada (resenha aqui), e acreditava numa evolução da narrativa da Tammy e talvez uma história mais elaborada e extensa. 

    Aconselho que leiam e cheguem à sua própria conclusão.