• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Autor do Mês: Emily Giffin


    Tenho orgulho de apresentar a nova coluna "Autor do Mês" com uma das minhas escritoras preferidas: Emily Giffin (1972 - EUA). Penso na Emily como a versão feminina do Nicholas Sparks, ela é mestra em criar personagens complexos e histórias que nos pedem para pensar no que realmente queremos para nossas vidas. 

    Desde sempre Emily se mostrou interessada na escrita. Ainda no colegial entrou para um clube de escrita criativa e trabalhou como editora-chefe do jornal da escola. Logo depois ingressou em Direito na Universidade de Virginia, se formou e mudou para Nova York a fim de exercer a profissão de advogada. Após 4 anos trabalhando na area de direito, resolveu que era hora de seguir seu sonho: escrever. Decidiu embarcar para Londres e dedicar-se em tempo integral à escrita. 

    Muitos pensam que seu primeiro romance foi "O Noivo da Minha Melhor Amiga" (Something Borrowed), mas antes dele ser publicado, Emily escreveu outro romance intitulado "Lily Holding True" (sem título em português) que foi rejeitado por oito editoras, acredita? Porém, como uma boa pisciana que é, não desistiu de seus sonhos e se pôs a escrever o segundo romance "O Noivo da Minha Melhor Amiga" (publicado em 2005, Agir), que logo se tornou um best-seller, sucesso mundial. 

    [...] mas aprendi que é você quem constrói sua felicidade, que para ganhar algo que se deseja muito é necessário perder algo também. E quando os riscos são grandes, as perdas também podem ser. (O Noivo da Minha Melhor Amiga)
    O sucesso do livro foi tanto que em 2011 ele ganhou uma adaptação cinematográfica. Eu amei a escalação do elenco, só tinha atores incríveis. Porém, como toda adaptação algumas cenas ficaram de fora, afinal não dá para colocar tudo do livro em 103 minutos, não é? E apesar das modificações feita no filme, ele me conquistou pela trilha sonora que contém uma  das minhas músicas preferidas: Radiohead - Fake Plastic Trees

    Rachel (Ginnifer Goodwwin) e Dex (Colin Egglesfield)

    Emily, depois do sucesso de "O noivo" escreveu outros romances que também se tornaram best-sellers, entre eles estão: "Ame o que é seu" (2008), "Questões do Coração" (2011), e Presentes da Vida" (2012) todos publicados pela editora Novo Conceito. É evidente seu talento para escrever sobre relacionamentos amorosos conturbados, questionada sobre isso Emily disse: "Procuro escrever sobre temas universais. Você pode até não ter vivido uma história de infidelidade, mas, com certeza, conhece alguém que já traiu ou foi traído." 


    Para quem curte histórias inteligentes, verdadeiras e sinceras deve correr e comprar as obras da Emily Giffin, eu garanto que não vai se arrepender. Ah, não esqueça de começar a leitura com uma caixa de lencinhos, muitas lágrimas irão cair.