Contos de Aprendiz - Carlos Drummond de Andrade





Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
ISBN: 9788535920475
ISBN13: 9788535920475
Edição: 1ª Edição - 2012
Número de Páginas: 152 
Acabamento: BROCHURA 
Formato: 13,70 x 21,00 cm.


O autor é sem dúvida um ícone brasileiro e certamente um poeta muito especial. Sendo assim a companhia das letras editou o livro de contos de Drummond publicado originalmente pela editora José Olympio em 1951 e acrescentou fotos, curiosidades e uma cronologia no final.

O livro foi feito para fãs de Carlos Drummond de Andrade e para quem aprecia boa literatura. A capa do livro é emborrachada, as páginas amareladas e grossas, a fonte bem selecionada e a obra é muito boa e completa. Quem ama o autor não pode deixar de comprar.

No total são 16 contos divididos em 125 páginas de puro Drummond. Eu adorei o livro e gostei muito de ter a oportunidade de ler um autor que eu só conhecia através das poesias, apesar de alguns contos terem me causado estranheza por conta da época, me interessei bastante pela cultura do interior de Minas Gerais.

Um dos contos que mais gostei fala de uma moça que se dedica a família 24 horas, mas vive pensando no seu amado, que nem sabe que ela existe. O conto se chama Presépio e traz uma mensagem muito atual e um pouco machista, mas muito engraçada.

“Os pais exigem-lhe o máximo, não porque a casa seja pobre, mas porque o primeiro mandamento da educação feminina é: trabalharás dia e noite. Se não trabalhar sempre, se não ocupar todos os minutos, quem sabe de que será capaz a mulher? Quem pode vigiar sonhos de moça? Eles são confusos e perigosos...” página 36

Esse pensamento dá assas a imaginação dos homens. De que serão capazes as mulheres quando estão desocupadas pensando na vida ou fofocando? hauuhhauah

Outro conto que também gostei bastante é um dos contos mais famosos do autor: O Gerente. Também pudera, o conto é muito bizarro e surpreendente. Quando o leitor poderia imaginar que existia um homem capaz de comer dedos de senhoras e nem notar. O sujeito chega a arrancar pedaços e causar muito transtorno. Sem dúvida o escolhi como o melhor conto.

O livro é lindo e vale muito a pena. Acho que todo leitor brasileiro deveria ler pelo menos um conto e os que comprarem o livro devem guardar com o maior carinho porque a edição está perfeita.


Beijinhos,



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...