• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Senhora das Névoas - Flávia Cortês


    "Isa é uma adolescente como qualquer outra. Até que um encontro inusitado - realidade ou alucinação? - vira sua vida de cabeça para baixo. Confusa e insegura, por vezes muito assustada, a personagem vai buscando as respostas de que precisa para encontrar sua verdadeira essência. Seria mesmo ela uma fada? Poderia continuar vivendo sua vida 'normal' ou teria de abandonar tudo e rumar para Avalon?"

    Conheci a escritora Flávia Côrtes em um evento de Literatura fantástica no Rio de Janeiro e me apaixonei pelo livro. A Flávia fala com tanta sabedoria sobre o assunto das fadas que me conquistou e me fez ler As brumas de Avalon antes de ler Senhora das Névoas.

    Um livro não depende do outro, mas eu fiquei com desejo de pesquisar sobre a origem das fadas e sobre Avalon. Gostei muito de conhecer este outro mundo, que para mim é encantado e mágico. Assim, como Senhora das Névoas, que apesar de pertencer a coleção MEDO da editora edelbra, para mim parece um trabalho único. É difícil explicar, porque os livros da coleção são padronizados, mas a diagramação e as ilustrações são tão bonitas que chegam a ser diferentes dos outros livros para adolescentes no mercado.

    A capa é dura e não tem nada de destaque, só mesmo o nome, mas por dentro o livro é todo feito em verde. As fontes, as ilustrações e os detalhes de página. Esse cuidado com a beleza do livro foi o que me encantou e tornou a história até mais gostosa de ler. Quando o livro é bem feito, eu fico muito feliz, porque é como se a editora tivesse feito aquilo para mim e eu sinto que valeu a pena gastar R$:30,00 com um livro de 140 páginas.

    Senhora das névoas é um livro pequeno, feito para pré-adolescentes, com personagens interessantes e uma narrativa rápida. Isa é uma adolescente que tem tudo na vida, um namorado perfeito, amigos e notas altas para passar na universidade de Medicina, só que um belo dia recebe a visita de Morgana, a senhora de Avalon, e a partir daí sua vida muda e seus poderes começam a se manifestar.

    Até este ponto tudo bem, eu só não entendi, porque Morgana deixou Isa agir por conta própria se ela fez questão de explicar sobre Avalon e de desejar que a jovem fosse morar na ilha das maças. Outro ponto que me deixou perdida também, foi a confusão com os amigos.

    Gostei de Isa, mas a achei muito desapegada a vida na terra, queria ter visto mais conflitos familiares e mais dilemas, porém como o livro foi escrito para a coleção e teve páginas cortadas, acredito que se fosse maior explicaria bem melhor.

     Fora esses detalhes a história é bonita,bem escrita e linear, não tem muitos altos e baixos. No final tem um arquivo secreto das fadas que contextualiza o livro. Adorei essa parte! Recomendo a leitura para quem gosta de infanto juvenis e não se incomoda com uma leitura leve, divertida e sem muita reflexão.

    Beijinhos,