• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Desventuras em Série - Mau Começo - Lemony Snicket


    A vida dos irmãos Baudelaire realmente estava ruim. Após a morte de seus pais em um incêndio que destruiu não só a casa da família, mas tudo o que tinham, Violet, Klaus e Sunny passaram a viver sob os cuidados do detestável Conde Olaf. 

    Uma cláusula contava no testamento do Sr. e Sra. Baudeleire e determinava que a herança só poderia ser repassada aos irmãos quando Violet, a mais velha, atingisse a maioridade. Até lá, eles viveriam na casa de um parente que morasse, preferencialmente, na cidade. Conde Olaf era a única opção que atendia essas exigências.  

    Conde Olaf, no entanto, só pensava no dinheiro que receberia e explorava os pobres irmãos Baudeleire obrigando-os a assumir obrigações como limpar, consertar coisas e até preparar um jantar para dez pessoas de seu grupo de teatro. 

    É com esse Mau Começo que Lemony Snicket dá início à uma das séries infantojuvenis mais famosas e aclamadas pelos leitores. 

    Apesar de ser um livro pequeno, a narrativa é tão intensa e tão bem estruturada que  é impossível não mergulhar dentro da história e sofrer junto com os irmãos. Conde Olaf é realmente um homem terrível e mesquinho, que não mede esforços para apoderar-se da fortuna da família, mesmo que para isso tenha que cometer as maiores atrocidades. Sunny que o diga, pobrezinha. 

    Snicket escreve de maneira primorosa e em determinados momentos da narrativa ele interage com o leitor e ouso dizer que minha mente quase fantástica foi capaz de visualizar o autor contando a história e parando para fazer as algumas observações. Um verdadeiro contador de histórias, daqueles que vemos em livrarias nos filmes. Maravilhoso. 
    "Os três Baudeleire filhos moravam com seus pais numa enorme mansão no centro de uma cidade muito movimentada e muito poluída, e vez por outra, os pais permitiam que pegassem sozinhos um bonde um tanto precário - a palavra precário, que vocês provavelmente conhecem, está sendo usado aqui no sentido de inseguro - até a praia, a fim de passar o dia como se estivessem em férias, contanto que voltassem antes do jantar. " Página 10 

    É prazeroso ler um livro tão bem feito. Como sempre, sou toda elogios ao trabalho da Cia das Letras. A editora é muito detalhista na diagramação e revisão de seus títulos publicados. Apesar de um pouco caros, Desventuras em Série é uma coleção que desejo adquirir e passar adiante. Se você ainda não leu, corra para ler. 

    Existe também um filme, baseado nos primeiros livros da série e que conta com Jim Carrey no papel de Conde Olaf. É Imperdível. Nem preciso dizer o quanto recomendo, não é?