• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    A Mediadora #1, A Terra das Sombras - Meg Cabot



    Meg Cabot consegue sempre se renovar. Agora é a vez da gente conhecer a história de uma garota inusitada e um fantasma gostosão. 


    Suzzanah Simon daria tudo para ser uma garota normal, porém foi "abençoada" com o dom da mediação: seu papel é ajudar os fantasmas a resolverem suas pendências aqui nesse mundo e seguirem em frente, para onde quer que seja. Contudo, Suze - como todos a chamam - não é uma mediadora muito paciente e seu método de resolver os problemas com fantasmas é simples. Primeiramente tenta uma conversa amigável, se não funcionar parte para a agressão física mandando o individuo para o outro lado a força. 
     " (...) o fato é que muitos fantasmas são estúpidos à beça. São chatos de doer. Esses são em geral os que realmente querem ficar mesmo rondando aqui neste mundo em vez de seguirem para o outro... É quando me dá uma vontade de dar um pontapé no traseiro de um fantasma."
    Como se não bastasse lidar com fantasmas, Suze agora terá que lidar com uma mudança repentina e o casamento da sua mãe. Forçada a sair de Nova York e deixar sua melhor amiga, ela vai morar na Califórnia, a cidade praiana e MUITO quente, com o padrasto e seus três meios irmãos: Jake, Brad e David, ou simplesmente Soneca, Dunga e Mestre como ela mesma apelidou. 

    Pensando que poderia se afastar um pouco dessa vida conturbada de mediadora, Suze acha que poderá ter paz em seu novo lar. O que ela não esperava é que em seu novo quarto morasse um fantasma lindo e gostoso: Jesse, um latino bonitão que morreu há 150 anos. 

    Jesse poderia ser um fantasma qualquer se não fosse o fato de Suze acabar se apaixonando por ele. Sua missão agora é descobrir o que aconteceu com Jesse e o mandar para o outro lado. Mas, será que ela conseguirá se livrar assim tão facilmente do primeiro cara que fez seu coração bater acelerado?

    "Ele piscou com aqueles enormes olhos negros. Suas pestanas eram mais longas que as minhas. Não é sempre que dou de cara com um fantasma que também é uma graça, mas aquele cara... caramba, ele devia ser uma coisa quando vivo, pois ali estava ele morto e eu já queria adivinhar como eram as coisas por baixo da camisa branca que usava, bem aberta, mostrando um bocado do peito, e até um pouco do abdômen. Será que fantasma também faz abdominal? Era o tipo da coisa que nunca tivera a oportunidade – ou vontade - de explorar até então.
    Não que eu fosse me deixar perturbar por esse tipo de coisa àquela altura dos acontecimentos. Afinal de contas, sou uma profissional." 
    Na nova escola, Suze descobre que o diretor e Padre Dom também é um mediador que está tentando encontrar uma maneira de mandar para o outro lado uma fantasma que está querendo vingança, colocando em risco todos da escola. Fantasmas, escola nova, meio irmãos, padrasto e cidade nova: já deu para perceber como a vida de Suze é cheia de confusão, não é?

    A Terra das Sombras (Galera Record, 2004, 284 páginas) é um daqueles livros para se ler em uma tarde de domingo. Possui uma leitura fluída e dinâmica, além da personagem principal ser sarcástica e engraçada. É incrível como Meg Cabot consegue se renovar sempre. Nessa série ela conseguiu misturar uma dose de bom humor com sobrenatural sem deixar a história maçante ou chata. O engraçado é que a série foi escrita em meados de 2000, ou seja, ainda não existia essa febre de romances sobrenaturais. Portanto, Meg Cabot não foi influenciada e escreveu uma história divertidíssima e original.  


    Série Edição 2004
    A Galera Record possui 2 edições da série, eu particularmente prefiro a edição de 2004. As capas são bem mais trabalhadas, e por que não dizer lindas? Eu não gostei muito da capa de "A Terra das Sombras" - ainda que ela seja linda - porque achei que fugiu um pouco do que é a Suzannah, pelo menos no meu ponto de vista. Mas ainda sim as capas SÃO LINDAS DE VIVER.


    Outra Edição
    Esse é o primeiro volume de uma série composta por 6 livros. É perceptível o teor introdutório que ele possui, por isso acredito que a série melhorará nos próximos volumes e responderá algumas perguntas que ficaram em aberto. Como é uma série voltada para o público jovem, não deve-se esperar muito dos livros, é apenas uma boa história para dar risada e relaxar.  Ah, e suspirar também com o Jesse e seus encantos. 
    Super recomendado!




    Série "A Mediadora":
    1. A Terra das Sombras
    2. O Arcano Nove
    3. Reunião
    4. A hora mais sombria
    5. Assombrado
    6. Crepúsculo


    Durante todo o mês de junho os comentaristas do blog poderão concorrer ao livro PARA SEMPRE. Saiba como clicando aqui, ou em Comentaristas do Mês, que você encontra na área Colunas, no menu principal