O Verão que Mudou Minha Vida - Jenny Han
Marcadores:
Galera Record,
Literatura Estrangeira,
Muito bom,
Quatro Estrelas,
Recomendo
Todo ano, Belly, sua mãe e Steven viajam para passar o verão na casa de praia de Suzanne. As duas mulheres são amigas desde a infância e criaram seus filhos juntos, como uma grande família. Como em toda família, os irmão sempre brigam, disputam, implicam uns com os outros e aqui não seria diferente.
Por ser a única menina, Belly - desde pequena - sempre foi vítima das brincadeiras de Steven, Jeremiah e Conrad. Nesse verão, entretanto, parece que algumas coisas estão diferentes. Pela primeira vez, Steven não passa todo o verão reunido com o grupo, Jeremiah parece diferente, Conrad está cada vez mais distante e Belly não é mais aquela menininha sem graça. Ela cresceu.
O verão que mudou minha vida foi uma leitura que me surpreendeu. Confesso que estou em uma ressaca literária terrível e, não sei porque, não consigo ler como antigamente. Quando peguei o livro de Jenny Han para ler, imaginei tratar-se de mais uma história boba e clichê sobre romance adolescente, e é, em parte. Contudo, a maneira como a autora desenvolve a narrativa tem um "quê de especial".
Uma coisa que sempre aprecio e procuro nas histórias é encontrar a veia de amadurecimento dos personagens. A disposição dos capítulos - mesclados entre o atual e o passado - tornou isso nitidamente possível. Por mais que eu não seja muito favorável a esse tipo de narrativa, em O verão que mudou minha vida esse artificio funcionou perfeitamente, sem tornar o livro cansativo e repetitivo.
Enfim, não preciso dizer o quanto recomendo essa leitura, preciso? Fui conquistada logo de cara e fiquei apaixonada pela sutileza desse livro. Impossível não mergulhar naquele sentimento de nostalgia que me faz lembrar da minha adolescência na praia e os amores de muitos carnavais.