• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Círculo Secreto - A iniciação, L.J. Smith


    Qual é o seu poder?


    O verão na ensolarada Cape Cod não estava sendo um dos melhores para Cassie Blake, porém quando ela menos espera conhece e se apaixona por um garoto misterioso de cabelos vermelhos e mistério no olhar. Cassie, inesperadamente, vai embora para New Salem com sua mãe sem entender muito bem as motivações. Parte para a nova cidade com dor no coração por saber que suas chances de encontrar o garoto misterioso e sem nome estão cada vez menores. Na nova cidade, Cassie terá que morar com sua avó que nunca conheceu e frequentar uma nova escola. 

    No primeiro dia de aula, não com muita sorte, Cassie conhece Faye e suas amigas assustadoras e malvadas, que juram que vão atormentar sua vida. Além disso, descobre a existência de um Clube, no qual aparentemente, só os populares e legais que faziam parte dele. E aqueles que não faziam, os excluídos, pareciam ter medo dos participantes desse grupo.

    Faye fez dos primeiros dias de Cassie um inferno, assombrando seus dias com todo tipo de bizarrice que se pode imaginar: boneca sem cabeça, carne podre no seu armário e coisas inanimadas se movendo. Cassie, obviamente, ficou apavorada, imaginando que estava enlouquecendo. Até que Diana, líder do Clube, entra na vida da nossa protagonista tornando-se sua grande amiga e companheira.

    Porém, um estranho assassinato acontece na escola e todos passam a achar que os membros do Clube são os culpados. O Clube, que na verdade é um círculo de bruxas, precisa ser unido o mais rápido possível, pois somente juntos os membros ganham força. Mas, como unir o círculo se ainda falta um membro? A história muda de rumo nesse momento, quando Cassie entra no Círculo para completá-lo e descobre que além de ser uma bruxa, o garoto misterioso também é, faz parte do Círculo e é namorado de sua melhor amiga Diana. Dá pra entender tamanha confusão?

    "Eu sou uma bruxa, pensou Cassie, admirada. Metade bruxa, pelo menos. E mamãe e minha avó... as duas também são bruxas, é hereditário. Era uma ideia estranha e quase impossível de engolir." 

    Círculo Secreto, Vol 1. - A Iniciação (Galera Record, 2012)  é ou era o livro responsável por me tirar de uma abstinência literária, porém não cumpriu seu papel. Eu entendo que ele tem um caráter introdutório e pode vim a melhorar o volume seguinte, mas ainda sim não atingiu as minhas expectativas. Talvez seja porque eu acompanhei a série de televisão, que é 100 mil vezes melhor. 

    A narrativa da L.J. Smith foi estranha e não me familiarizei com o modo como ela escreve. Além disso, a personagem principal Cassie é irritante em quase todo o livro, com atitudes egoístas e invejosa. A magia, que deveria ser o tema principal do livro, não foi muito bem explorada, se limitando apenas a ervas e cristais superficialmente. 

    Devo dizer, que como sempre, o trabalho feito pela Galera Record foi incrível. A capa é uma das mais belas e bem trabalhas da editora. Não encontrei nenhum erro, provando mais uma vez como a editora trabalha bem em suas revisões. 

    Como já dito, entendo que é um livro introdutório, mas ainda sim esperava mais. Recomendo para aqueles que são fãs da L.J. Smith e que acompanharam a série de TV, para que possam fazer comparações. No mais, não espere muito de Circulo Secreto.