• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Movie Day - Jogos Vorazes

    O mundo literário foi invadido pelas distopias e quando eu, finalmente, tinha Jogos Vorazes em mãos eu corri para ler, mas ai, plaf: me decepcionei. Eu não gostei da escrita do livro e achei a personagem muito frívola. 

    Contudo, meu irmão me pediu para baixar o filme e resolvi dar uma chance para ele e aí: UAU, quanta diferença! É a primeira adaptação que vejo e gosto mais do que o livro. Talvez se eu tivesse assistido o filme antes de ler o livro teria gostado mais. 


    "Feliz Jogos Vorazes. E que a sorte esteja sempre a seu favor." 


    Numa sociedade futurística, grande parte da população é controlada por um governo autoritário e ditatorial, que relembra essa dominação realizando um evento anual e mortal entre os 12 distritos sob sua tutela: Jogos Vorazes. O evento acontece com 24 pessoas: 1 casal representando cada Distrito. 

    A irmã caçula da jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é escolhida para representar o Distrito 12, para salvar a irmã, Katniss se oferece como voluntária para representar seu Distrito na competição e acaba contando com a a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes. 

    Foi uma das melhores adaptações que eu assisti. Claro que não podemos contar com 100% de fidelidade do livro, afinal não acabe quase 400 páginas de história em um filme de 120 minutos. Mas ainda sim o filme é intrigante, me deixou ansiosa o tempo inteiro, pulando no sofá para saber como a Katniss iria sair de mais uma emboscada na arena do Jogos. A mensagem de salvar a irmã, se oferecendo como voluntária, tocou muito meu coração, porque eu também faria a mesma coisa pelos meus irmãos. 

    Uma das melhores passagens do filme e do livro (conseqüentemente) foi o tempo que a Katniss passou com a Rue, uma menina de 12 anos do Distrito 11. Foi tão lindo os momentos juntas tentando sobreviver. 

    A Capital também foi muito bem representada: um lugar mágico para quem sofre as represálias no Distrito, não é a toa que o Peeta, assim que chega, fica encantado com o lugar e a forma com que as pessoas vivem, completamente diferente do seu Distrito.  

    Nesse filme, o primeiro de uma trilogia, não vemos muito a presença do Gale (Liam Hemsworth) melhor amigo de Katniss. Mas, sabemos que no futuro próximo teremos um triângulo amoroso que pegará fogo, podem apostar. Claro, eu amo Team Peeta, não iria gostar de nada atrapalhando o romance de Katniss e ele, maaaaas eu também gosto de colocar todos os meus amores literários (nesse caso cinematográficos) em prova, então vamos ver se o amor de Katniss e Peeta sobreviverá a esse empecilho. 


    Os efeitos especiais estão incríveis, a trilha sonora é a melhor que eu já ouvi com: Taylor Swift, Maroon 5, Birdy e muito mais. A curiosidade sobre a trilha sonora é que ela foi feita especialmente para o filme, ou seja, todas as músicas foram escritas de acordo com a história da Katniss e sua luta de sobrevivência. Um exemplo disso é a canção "Safe and Sound" da Taylor Swift - uma das minhas preferidas da trilha sonora- que além de ser linda e já ter clipe próprio, representa a simpatia e a compaixão de Katniss por Rue, Peeta e Prim. Outro exemplo de música é da cantora Birdy - talvez vocês não conheçam, mas vale muito muito a pena - que compôs Just a Game que tem tudo a ver com o relacionamento de Katniss e Peeta dentro da arena.

    O filme é muito muito legal e merece 5 estrelinhas sem dúvidas. Entrou para minha lista de preferidos e até me despertou vontade de continuar a ler a série. Ele deixa algumas pontas soltas, nos revelando que sim, teremos uma continuação: "Em Chamas", que tem estréia prevista para Novembro de 2013. 


    TEREMOS UMA SURPRESA PARA QUEM COMENTAR NA POSTAGEM.