• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Feita de fumaça e osso- Laini Taylor - Intrínseca




    Tradutor: Viviane Diniz
    Editora: Intrínseca
    Páginas: 384
    ISBN: 8580572487 

    Quando vi a capa deste livro pela primeira vez, não tive dúvidas de que iria lê-lo. Só que a sinopse me deixou um pouco receosa, já que falava de demônios ( quimeras) e anjos. Como uma boa medrosa, enrolei para ler. Foi a maior burrice que já fiz em minha vida literária! O livro é muito especial mais muito mesmo! Feita de fumaça e osso é daqueles livros que não saem da cabeça e marcam a sua memória para sempre. Sem dúvida conquistou o posto de melhor livro do ano ao lado de Equinócio que tem o mesmo tema.


    Sinopse:Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.


    A história é fantástica e muito original! Depois de tudo que já li sobre anjos eu nunca poderia imaginar que leria algo assim tão genial e bem elaborado. A autora criou um mundo diferente e curioso com muitas pontas soltas que nos permitiu refletir o tempo inteiro sobre as questões dos personagens e também sobre o carácter deles. Afinal, os anjos não são tão bonzinhos como pensamos e os monstros podem ser muito mais do que vilões. Gosto de livros que nos deixam livres para pensar a respeito de questões como o amor, o ódio, a guerra. Foi muito bom ler e refletir a respeito.

    A personagem, Karou, está ai para provar ao mundo que ter cabelo azul, várias tatuagens esquisitas e ser criada por quimeras tem suas vantagens e mesmo que  elas façam coisas não muito corretas, continuam sendo a sua família. Eu amei a forma como a autora mostrou o amor da Karou por seus "familiares" e por seu povo. Karou é uma menina, valente, corajosa, estilosa, doce, gótica e criativa. Uma personagem completa, cativante e inesquecível. Eu já estou morrendo de saudades de suas aventuras!

    O diferencial certamente está na troca de valores entre o bem e do mal. O mal é bom, e o bom é mal até metade do livro, depois inverte e tenho certeza que no próximo livro tudo terá mudado. E como sempre, só o amor será capaz de acabar com uma guerra tão sangrenta como a da história. O amor entre Karou e o cicrano especial ( Não vou dar Spoiler hahaha) é muito lindo! Lindo, porque foi contado de uma forma inocente e voraz ao mesmo tempo. O Romance era doce, mas os personagens tinham uma química avassaladora. E o final... Ui! Segredo!

    A história tem um cenário bem diferente de todos que já li. Aliás, nunca li um livro com a cidade de Praga como a protagonista. Adorei ler  mais sobre esse lugar e apesar de não conhecer a cidade, achei que a autora descreveu bem o ambiente e nos deu uma ideia de que é um local belíssimo. Fora que combinou com o clima gótico do livro!

    Ah, o nome dos personagens são bem diferentes também! Zuzana, Karou, Kaz. Adorei isso! Deu para ver que a autora pensou em tudo e combinou a cultura de Praga com os personagens.

    As quimeras são tão fofas, que mesmo morrendo de medo de cobras, fiquei com vontade de dar um abraço na mulher cobra e apertar as bochechas de Brimstone! Lembrei muito do filme Lilo e Stich quando estava lendo. Não sei porque, mas imaginei alguns personagens como os do filme!

    Recomendo a leitura, o livro é lindo, a história original, a capa maravilhosa e a gramática impecável. Não perca tempo! Compre logo, porque vale a pena! Eu vou ficar por aqui esperando ansiosa pela continuação que foi lançada nos EUA mês passado.

    Beijinhos,