• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Dizem por aí (série Garota >3 Garoto) - Ali Cronin - Seguinte




     Dizem por aí - Série Garota <3 Garoto - Vol. 2
    Autor: Ali Cronin 
    Editora: Seguinte 
    Páginas: 270
    Ano: 2013 


    Dizem por aí, que livros para adolescente que mostram a realidade do cotidiano deles não é literatura, pois eu discordo. Livros que falam dos sentimentos dos jovens, contam suas dificuldades com a família e seus dramas particulares são, sim, obras de arte e por isso literatura. A série Garota <3 Garoto me surpreendeu e me conquistou. Achei super corajosa a forma com a autora lidou com assuntos bem polêmicos, pelo menos para os brasileiros.

    Sinopse: Entre seus amigos, Ashley sempre foi a garota divertida que sabe o que quer. Ela nunca procurou um compromisso sério, mas tudo muda quando, através de sua melhor amiga Donna, ela conhece Dylan. Pela primeira vez, Ash fica interessada em mais do que só uma noite. Contudo, os sinais recebidos de Dylan a deixam confusa – quando estão sozinhos, eles se dão bem e se aproximam; quando se encontram nas festas, o garoto a evita. Com esse vaivém, Ashley fica insegura e passa a tomar decisões erradas. Será que ela conseguirá deixar seu estilo de vida para trás e viver esse novo amor? 

    Dizem por aí é narrado por Ashley, uma garota com opiniões marcantes e desejos sexuais fortes. Ela não tem vergonha de esconder que gosta de fazer sexo e escolhe qualquer um para realizar suas vontades. Apesar de ser bem radical, Ashley ainda é uma menina frágil por dentro quando se trata da relação com a irmã Sasha, Frankie e a mãe. Sasha é a irmã perfeita que faz questão de mostrar que é melhor do que Ashley, mas Frankie é um doce de menina e ajuda muito a irmã.

    A narrativa é em primeira pessoa e acelerada. Tirando o início que é um pouco monótono, quando entendemos um pouco da vida da personagem passamos amá-la e admirá-la pelas atitudes e a leitura flui com facilidade. Ela sofreu Bullying na escola e mesmo assim foi corajosa ao ignorar as agressoras e tratá-las com indiferença. Adorei o temperamento de Ashley e sem dúvida virou uma das minhas personagens literárias favoritas. Adoro meninas fortes, guerreiras e determinadas e o melhor, ela não tem vergonha de esconder que gosta de sexo apesar de se arrepender um pouco por não escolher o parceiro correto.

    Como já devem ter percebido, me identifiquei várias vezes com Ashley até mais do que com Sarah (personagem do primeiro livro da série, Nada é para sempre) e separei um quote que me define um pouco. Eu também tenho fobia de receber presentes! rs

    “Se existisse uma receberpresentesfobia , eu com certeza sofria desse mal. Ou pelo menos sofria de fobia de abrir presentes na frente de quem me deu.” PP. 130

    Outros personagens também se destacaram mais neste livro e com isso, conhecemos um pouco sobre suas vidas. Eu pensava que as 4 meninas ( Ashley, Donna, Cass e Sara) fossem mais unidas, mas pelo visto vi que tem uma divisão em duplas. Os meninos ( Rich, Jack e Ollie) me pareceram mais amigos um dos outros. Principalmente Rich que mostrou um pouco seu lado cavalheiro e revoltado. Foi interessante ver seus sentimentos desabrocharem . Tanto ele quanto Ashley mudaram muito durante a história.

    Para terminar preciso registrar que gostei muito como a autora tratou o fato da personagem ter relações sexuais com qualquer garoto. Em muitos lugares, Ashley seria considerada uma “piranha” e não teria direito nem a ter sentimentos e romances. Mas, através deste livro pude ver um pouco o que se passa na cabeça de quem age desta forma e fiquei muito contente com o final.

    A capa não é muito bonita, mas é moderna. A diagramação está boa e eu recomendo muito o livro. Realmente fiquei muito surpresa quando terminei e vai ser difícil desapegar da Ashley e do Dylan seu par romântico mais tímido que uma porta, tão tímido que nem falei dele na resenha! rs Ô menino mais sem atitude! rs


    Apesar de ser uma série não é preciso ler em ordem. É sempre melhor porque ,neste livro, a personagem conta um pouco da história da personagem anterior, mas nada que atrapalhe muito.


    Confira a programação de lançamento:

    vol. 1: Nada é para sempre (novembro de 2012)
    vol. 2: Dizem por aí (previsão para março de 2013)
    vol. 3: Três é demais (previsão para julho de 2013)
    vol. 4: Lições de amor (previsão para novembro 2013)
    vol. 5: A garota certa (previsão para 2014)
    vol. 6: Eu e você (previsão para 2014)

    Beijinhos,