• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    As Luzes de Setembro - Carlos Ruiz zafón- Suma de letras




    Olá pessoal, essa é a minha primeira resenha para o blog e para começar escolhi um dos meus livros favoritos. Escrito por Carlos Ruiz Zafon, As Luzes de Setembro é o último livro da Trilogia da Névoa, um dos primeiros livros escritos pelo autor no início de sua carreira.

    O livro conta a história de Simone Suavelle e seus filhos Irene e Dorian, que depois da morte do pai se mudam de Paris para uma pequena cidadezinha na costa da Normandia, onde Simone é convidada para trabalhar como governanta para um fabricante de brinquedos e sua mulher doente. Com a esperança de um novo começo, os três se mudam para a nova casa, ansiosos para conhecer o local onde Simone irá trabalhar e Lazarus Jann, o misterioso fabricante de brinquedos. Irene é uma adolescente de 14 anos e apesar da pouca idade, tem atitudes maduras e personalidade forte, que me encantou do início ao fim. Dorian, seu irmão mais novo, é um garoto muito inteligente que adora mapas e vive por ai com seu caderno de desenhos e demonstra ter crescido um pouco cedo em algumas de suas atitudes.

    Como em todos os livros de Zafón, a história é rica em detalhes, sendo quase impossível não se ver dentro do cenário descrito no livro, que é repleto de lindas imagens de praias e grutas submarinas, como também das estranhas criaturas mecânicas criadas por Lazarus, que estão por toda a parte em Cravenmoore, a imensa mansão de Jann e que são ao mesmo tempo mágicas e assustadoras. Lazarus Jann se mostra misterioso desde o começo, parece ter o dom de fazer qualquer pessoa em sua presença se sentir bem e à vontade. Dessa maneira conquista rapidamente Irene e sua família, principalmente Dorian que fica impressionado com as criações do fabricante de brinquedos e muito curioso sobre como eles são feitos.

    Tudo parece estar indo bem na vida da família Suavelle. Dorian não é mais tão solitário como antes, Simone está feliz com novo emprego e com a companhia de Lazarus. Irene conhece Ismael, um jovem e charmoso pescador, primo de Hanna cozinheira da casa, que se encanta por Irene na primeira vez que ele a viu. Ismael e Irene, tornan-se inseparáveis, e se unem ainda mais quando se veem cercados de acontecimentos inexplicáveis que colocam em perigo suas próprias vidas e a vida de quem amam. Aos poucos as peças do quebra-cabeça vão se juntando e os misterios envolvendo a vida de Lazarus e sua esposa são descobertos, revelando uma história surpreendente a cada página, cheia de perigos, fugas inacreditáveis, pequenas doses de romance, muito suspense e com um final diferente do que eu imaginava, mas sem nenhuma ponta solta e sem deixar nada a desejar.

    Recomendo 100% a leitura do livro, que apesar de ser direcionado ao público jovem é capaz de conquistar os leitores de qualquer idade. Os títulos de cada capítulo fazem o leitor querer sempre ler mais um pouquinho, tornando a leitura rápida e algumas das cenas fazem você se segurar na cadeira como se estivesse em um cinema vendo um filme de suspense e pra quem sente saudades do Andreas Corelli vai gostar de saber que ele também aparece um pouquinho por aqui, um pouco diferente de como ele aparece em “O Jogo do Anjo” mas pra min poderia ser o mesmo personagem.

    Espero que tenham gostado!!!

    Beijos, Camila Cunha