• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Adaptações literárias de 2014


    Como esse ano teremos muitos lançamentos de adaptações de filmes, resolvi fazer esse post só pra elas, assim podemos saber um pouco mais de cada lançamento e ainda ter várias dicas de outros lançamentos legais que vão ter.

    Acredito que a maioria dos leitores preferem ler o livro antes de ver o filme, primeiro porque perde a graça ler quando já se sabe o que vai acontecer, e depois porque os livros costumam ser sempre melhores e com algo a mais do que suas respectivas adaptações.

    Mas enfim, fiz uma pesquisa na internet e aqui está a lista das adaptações que serão lançadas esse ano:

    1. A Menina que roubava livros
        É, eu sei que esse filme já saiu há algum tempo, mas acho válido esperar pra ver depois de ler o livro. Eu li o livro e vi o filme e devo dizer que ambos são maravilhosos! Essa semana ainda vou fazer um post sobre o filme pra contar o que achei pra vocês.
    Estreia: 31 de janeiro

    A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
    Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
    A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.



    2. Academia de vampiros
        Essa é uma das adaptações mais esperadas do ano, eu amo a série demais, e acredito que será uma adaptação muito bem feita. O trailer já está perfeito, o filme dever estar melhor ainda!
    Estreia: 14 de março

    Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

    3. Divergente
        Este ainda não li o livro, mas ele está na minha lista há um bom tempo e agora que o filme vai sair tenho que ler, rs. Acho que agora eu finalmente vou parar de adiar a leitura!
    Estreia: 21 de março

    Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 

    4. A culpa é das estrelas
        Esta é outra das adaptações mais esperadas do ano. Comprei o livro em inglês há muito tempo e até agora não tive coragem de ler. As pessoas falam tanto dele, que ele é tão bom, que fiquei com medo de me decepcionar. Porém, agora com a estreia do filme tão perto eu preciso ler!
    Estreia: 13 junho

    A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
    5. Um conto do destino
         Só fui descobrir da existência desse livro por conta do lançamento do filme. Mas agora que sei também, tenho que ler antes de ver o filme. Gostei bastante da premissa dele, parece interessante.
    Estreia: 21 de fevereiro

    Situado numa mítica cidade de Nova York há mais de cem anos, Um Conto do Destino é uma história de milagres, destinos cruzados e a velha batalha entre o bem e o mal. O filme é estrelado por Colin Farrell (O Vingador do Futuro), Jessica Brown Findlay (série de TV Downton Abbey) e os vencedores do Oscar ® Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante), William Hurt, Eva Marie Saint (Sindicato de Ladrões) e Russell Crowe (Gladiador). Além disso, apresenta os jovens recém-chegados Ripley Sobo e Mckayla Twiggs (ambos de Once, da Broadway).
    6. Serena
         Também não conhecia esse livro até esta pesquisa, mas fiquei bem empolgada com ele e com o filme também, afinal os atores são maravilhosos! Quem não ama o Bradley Cooper e a Jennifer Lawrence?
    Estreia: 11 de abril
    Ao ser contratada pelo MI5, o Serviço Secreto Britânico, a protagonista Serena se vê como participante de uma mentira cujo objetivo é fomentar a criação de uma ficção. Isso porque ela é incumbida de estabelecer contato com um escritor a quem não pode contar que é uma espiã, nem que o dinheiro que ele passará a receber virá do Estado. Mas o contexto de toda essa armação é uma guerra muito real, num período (começo da década de 1970) bastante violento da história da Inglaterra, especialmente por causa da atividade do IRA. E, para Serena, o caso envolve ainda sua vida pessoal, tanto no que se refere a seu antigo amante, que a introduziu no MI5, quanto no que se refere ao escritor que é vítima do ardil, por quem acaba se apaixonando. Ela é, portanto, agente e vítima, personagem e criadora, num romance em que todos esses papéis são questionados com fervor. Ora, ao conhecermos a ficção de Tom Healy, o escritor que não sabe que está na folha de pagamento da Inteligência Britânica, já notamos essa curiosa relação entre o real e o fictício, mediada pelo criador. Mas será apenas quando concluirmos a leitura de Serena que teremos a verdadeira dimensão do grau que atingiu essa fusão, tanto na história que estamos lendo quanto na nossa relação com o livro e seus personagens. A literatura experimental, questionadora, pode adotar várias máscaras. Em seu novo romance, Ian McEwan a veste nos trajes mais discretos e, talvez por isso mesmo, mais eficientes.
    7. The maze runner
         Este é mais um da minha longa lista de desejados que até agora não consegui ler. Porém, com o lançamento do filme vou tentar ler o quanto antes!
    Estreia: 19 setembro

    Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam A Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos.
    8. A esperança - parte 1
         Depois do incrível sucesso de Em Chamas, estamos todos muito ansiosos pelo lançamento de A esperança. Confesso que ainda não li a trilogia, mas já vi os filmes, então agora já era. Mas vou tentar ainda esse ano ler!
    Estreia: 14 de novembro

    Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
    9. O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez
         Esse é para os fãs de Tolkien. Tenho muita vontade de ler O senhor dos anéis e O Hobbit, mas até hoje ainda não li. Gosto muito do estilo, mas não é exatamente uma prioridade de leitura.
    Estreia: 19 de dezembro


    Terceira parte da adaptação do livro "O Hobbit", de J.R.R. Tolkien, para o cinema. Dirigido por Peter Jackson (trilogia O Senhor dos Anéis) e com Martin Freeman, Ian McKellen, Andy Serkis, Hugo Weaving, Christopher Lee, Ian Holm, Orlando Bloom, Stephen Fry, Luke Evans e Evangeline Lilly no elenco.





    10. Caçadores de obras-prima
          Também não conhecia esse livro/filme, mas me empolguei muito com ele. Amo essas histórias que envolvem roubo de arte e ainda mais sendo na Alemanha nazista, deve ser muito bom!
    Estreia: 14 de fevereiro

    Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.


    11. Garota exemplar
      Ouvi muitas críticas boas sobre esse livro, e muitas recomendações mas não consegui ler ainda! To percebendo que só ando enrolando pra ler alguns livros..
    Estreia: 03 de outubro

    Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

    12. O doador
          Outro que só fui conhecer depois de saber do lançamento do filme. Achei que tem uma premissa interessante, mas não me conquistou muito. Talvez eu veja o filme e se gostar pego o livro pra ler, apesar de gostar de ler o livro antes.
    Estreia: 6 de junho

    Lois Lowry contrói um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.
    Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
    Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
    Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
    Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

    O post ficou grande, mas é porque teremos muitas adaptações esse ano. Coloquei as que eu mais gostei, então ainda tem algumas fora da lista. Mas é isso aí. Estou muito ansiosa por Academia de vampiros e A culpa é das estrelas, e vocês, quais estão mais esperando?

    PS: Fonte: Adoro Cinema
    Beijos,