• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    O lado mais sombrio - Livro 1 - A. G. Howard - Novo Conceito





    Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...


    Quando vi esta capa no facebook, eu fiquei louca pelo livro. Claro que tem capas que são lindas e as histórias nem tanto, mas um livro que tem como base a história de Alice no país das maravilhas não pode ser ruim. E não foi mesmo! O livro é encantador e marcante. Prepare-se para mergulhar nas profundezas dos contos de fadas e no limite entre o bem e o mal. Conheça Alyssa Gardner, parente de Alice, aquela que entrou na toca do coelho e voltou maluca. Bom, pelo menos é isso que todos falam, mas será que foi isso mesmo que aconteceu?

    Alyssa é uma garota esquisita, misteriosa e de poucos amigos. Sua mãe vive internada em uma clínica psiquiátrica porque vive inventando coisas relacionadas ao mundo das maravilhas. Seu pai tenta manter tudo em ordem, mas Alyssa consegue ouvir insetos e plantas, além de ter uma obsessão por caçar mariposas e transformá-las em arte.  Sua vida não é normal. Jeb, seu melhor amigo e sua paixão secreta é o único que a entende, mas sua namorada faz de tudo para mantê-los separados. 

    O livro mostra uma versão mais sombria do conto de Alice só que com muita sedução. Os personagens são intrigantes e seduzem o leitor com os seus erros, com o lado escuro da força, ou como você quiser chamar o “mal”. Não existe heroína fofa e inocente que vai salvar o mundo. Nesta história todos são culpados, a começar por Alice que aprontou muitas travessuras quando esteve no País das Maravilhas e a nossa protagonista que tem uma força negra desconhecida.  Esse passeio pelo lado do bem e do mal tornou o livro especial, ainda mais porque a autora não crucificou um lado e exaltou o outro. Ela mostrou a realidade na fantasia. 

    Preciso comentar que gostei de Jeb, o par romântico de Alyssa. Ele a ajudou bastante na aventura e nos proporcionou muitos momentos fofos, mas confesso que não se encaixou muito nesta história. Ele parecia um irmão mais velho enquanto Morfeu fez o papel de apaixonado. Sério! O que foi Morfeu? Um dos personagens mais bem construídos e interessantes que já vi na literatura fantástica. A autora soube explorá-lo até a última página e ainda deixou o leitor em dúvida sobre o seu caráter o tempo todo. 

    Morfeu é um ser tão sedutor e tão mágico que você fica hipnotizado e aceita tudo que ele faz por Alyssa, mesmo que seja contra a sua vontade. Sem dúvida um personagem inesquecível que domina a história do início ao fim. Gostaria de ter lido outro fim, mas os padrões editoriais venceram. Não fiquei decepcionada, só esperei por um final diferente. Quem sabe não terei o que quero no próximo livro? rs

    A autora conseguiu colocar a sua identidade em um conto antigo e isso para mim é sensacional. Admiro muito os escritores que fazem isso e posso até dizer que a história de Alice ficou até mais interessante do que a original. 

    Recomendo o livro e dou cinco estrelas.  A leitura é rápida, a história cativante e o ambiente mágico é tão rico em detalhes que vai te fazer entrar nas maravilhas e te deixar lá por mais alguns dias depois do término do livro. Parece real. Um dia ainda vou atrás dessa toca do coelho para ver se encontro com Morfeu e fico para sempre em sua teia sedutora. hahaha

    Este livro faz parte de uma série. Os outros ainda não tem data de publicação, mas vou ficar de olho, pois não vejo a hora de voltar para este universo tão maravilhoso!

    Beijos,