• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Easy - Tammara Webber - Verus Editora




    Sinopse: Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.


    Que livro incrível! Não é assim que costumo começar as resenhas mas, eu precisa dizer! O livro é sensacional! O melhor do gênero na minha opinião. Ele é (quase) completamente diferente de todos os New Adult que já li e que estamos tão acostumados a ver por aí após essa "explosão" do gênero nas editoras/livrarias. Ele além de ser um ótimo entretenimento ele traz um pano de fundo que faz a gente parar pra pensar e refletir. Apesar do gênero ele traz uma mensagem, que particularmente considero importantíssima, aos leitores.


    Jacqueline é uma caloura da faculdade que até então tinha tomado todas as suas decisões com base no seu namorado - inclusive o curso, e o local da faculdade que iria fazer. Este porém a abandona passadas 3 semanas de curso para "curtir" com outras garotas e seus amigos afim de aproveitar tudo que a faculdade tem para oferecer.

    Ela começa a perceber aí mesmo que errou em ter seguido seu namorado em suas decisões e não ter feito o que queria para si mesma. Vou fazer uma pequena pausa apenas para dizer que esse é um dos pontos importantes que o livro traz: que não devemos desistir do que queremos, dos nossos sonhos, principalmente por um namorado, pois se ele te amar mesmo vai esperar e te dar todo apoio necessário - minha opinião. 

    Voltando a história.. Jacqueline fica bem abalada com o rompimento, mas sua colega de quarto acaba a convencendo a sair para se divertir e esquecê-lo e logo na primeira festa que ela vai ela sofre uma tentativa de estupro (de um cara que era amigo do (ex)namorado, diga-se de passagem) porém é salva por um triz por Lucas, um garoto que nunca tinha visto até então.

    Segunda pausa.. goste muito do modo como Tammara abordou esse assunto que é tão delicado. Não só nesse início onde ela sofre a tentativa de estupro, mas também durante toda a trama, envolvendo inclusive outras garotas. Acho interessante - não é spoiler - como ela fala sobre a "falta de coragem" das meninas/mulheres em denunciar os agressores. O modo como ela trata o medo que as vítimas sentem de ninguém acreditar nelas e a vergonha de ter sofrido isso. é um assunto muito importante e delicado mas que ela conseguiu abordar com maestria. Isso tudo sem perder o foco do livro e da narrativa.

    Voltando a história de novo (haha).. Jacqueline ficou um tempo sem ir às aulas - seu (ex)namorado estuda com ela - e por isso está com baixo rendimento, mas ela decide voltar com tudo e se dedicar aos estudos. E aí que 1) ela percebe que seu salvador estuda na mesma classe que ela e 2) ela "conhece" se tutor, quem nunca viu pessoalmente, mas acaba fazendo uma amizade devido aos e-mails que ela envia para tirar dúvidas.

    Vou parar de falar por aqui porque se falar mais vai ser spoiler, só vou dizer que ela começa a se envolver mais com Lucas, e muda completamente o rumo de sua vida. Ela cresce muito durante o livro, acho que tudo que ela sofreu a muda completamente. E tem também todo o mistério do passado de Lucas, que ele sempre se esquiva quando ela pergunta.. mas vou deixar isso pra vocês descobrirem quando/se lerem.

    Só quero ressaltar que a narrativa da Tammara é maravilhosa. Ela consegue te deixar envolvido na história e com todos os personagens e ainda abordar assuntos importantes sem que você nem perceba. Quando você vai ler um livro que se trata, ou é relacionado a estupro você (pelo menos eu) já espera algo mais pesado, mas Tammara ao contrário disso, deixa o livro muito leve.

    Easy tem uma narrativa muito fluida e é bem rápido de ler. Tem um ótimo romance pra quem gosta dos new-adults, e ainda tem o diferencial de tratar de assuntos importantes. Eu mais que recomendo esse livro, tenho certeza que quem ler vai amar!

    Beijos,
    Lari Gaigher