• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    {Resenha} Cartas de amor aos mortos - Ava Dellaira - Seguinte editora






    Sinopse:Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho. 

    ISBN: 9788565765411
    Tradutor: Alyne Azuma
    Lançamento: 05 de Julho
    Ano: 2014
    Páginas: 344
    Editora: Seguinte

    Existem livros que causam uma reviravolta em seus sentimentos e mudam a sua vida para melhor. “Cartas de amor aos mortos” é um eles. Não me perguntem o porquê, pois não saberei explicar com detalhes tudo que senti ao ler esta história, mas posso afirmar com toda certeza de que se trata de um livro muito especial. Logo na primeira página nos deparamos com os sentimentos confusos da personagem em uma carta destinada a Kurt Cobain. 

    Sério! Achei genial a ideia da autora de escrever cartas a ídolos que já faleceram e tentar relacioná-los a vida de Laurel, uma garota doce e reservada que perdeu a irmã em um terrível acidente. Laurel ama demais a irmã e sente muito sua falta, mas só no final o leitor vai descobrir tudo o que aconteceu.  Claro que eu fiquei super curiosa tentando descobrir o que a irmã ( May) tinha feito, mas no meio da história dá para perceber e aí tudo muda. Quando eu achei que não poderia acontecer mais nada dei de cara com uma grande revelação que para mim foi chocante e confortadora ao mesmo tempo. 

    Laurel escreve cartas sobre o que está acontecendo em sua vida para Kurt Cobain , Elizabeth Bishop, Janis Joplin, Allan Lane,Jim Morrison,Amy Winehouse,River Phoenix, Amelia Earhart e Jonh Keats. O mais interessante é que a personagem relaciona fatos da vida do ídolo com acontecimentos de sua própria vida. A impressão que fica é que a autora é apaixonada por esses artistas e tentou homenageá-los através da Laurel que conhece detalhes da vida de cada um, até mesmo da infância. 

    A personagem questiona Kurt sobre o seu suicídio e sobre a vida de sua filha, confronta Elizabeth com as escolhas que tomou e elogia Amelia em sua coragem por voar pelo mundo. As cartas são tão intensas e sensíveis que o leitor se vê preso em uma onda de sentimentos e sente a história como se tivesse vivenciado tudo aquilo junto com a personagem.  E muitas das situações são comuns aos adolescentes, só que a autora tornou isso especial relacionando as questões com problemas dos famosos.  Outro ponto positivo é que o livro é muito musical. A personagem cita músicas o tempo todo e eu fiquei morrendo de vontade de escutá-las durante a leitura. 

    Laurel é madura, inteligente, doce e consegue seguir sua vida mesmo com a tragédia da irmã. Ela sofre bastante, passar por conflitos internos terríveis, tem momentos de extrema tristeza, mas no fundo ela consegue se reerguer sempre e seguir em frente, mesmo se sentindo perdida em vários momentos. A família foi dilacerada e sua mãe viajou para longe. Isso mexeu muito com a personagem, mas o bom é que ela é dramática na medida certa. Sem rodeios, sem firulas, sem fantasias. Ela está sofrendo com a morte da irmã, tem conflitos de personalidade e pede ajuda aos seus ídolos. Lindo, brilhante e genial!

    Eu marquei praticamente o livro inteiro. Gostei tanto que fui marcado os quotes sem parar para pensar. Livro sensível causa isso nos leitores, por isso escolhi um dos meus quotes preferidos para deixar vocês morrendo de vontade de ler.

    “Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvos, os dois ao mesmo tempo.” P. 158

    Eu recomendo demais a leitura. A capa do livro é linda e o projeto gráfico também. As primeiras páginas do livro tem um céu estrelado junto com o título! Muito lindo. Comprem o livro porque vale muito a pena. Vocês vão ler uma linda história de amor!