• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    {Resenha} Gosto De Você Assim - Francesco Gungui - Editora Fundamento


    Gosto de Você AssimSinopse: As conversas de sempre, as palavras de sempre. O seu futuro antes de tudo, você tem que fazer, você tem que entender... Mas por quê? Por que tenho que estudar? Por que tenho que me formar? Por que tenho que encontrar um futuro? Por que tenho que ler livros de que não gosto?" Uma reprovação na escola e o mundo de Alice vira de cabeça para baixo. Obrigada a passar as férias com a família em uma praia, afastada dos amigos e administrando os conflitos com a mãe, ela passa horas na frente do computador fazendo confidências a Lucas, seu melhor amigo. Mas aqueles dias que parecem se arrastar entre o céu e o mar trazem também algumas surpresas. Em meio a amizades inesperadas e amores imprevistos, Alice acaba concluindo que "tudo vai ficar bem", como diz Bob Marley na letra da canção. Porém esse verão inesquecível ainda não acabou e muita coisa pode mudar. Destino, sorte, acaso... o fato é que as coisas continuam acontecendo. E Alice terá que decidir o que fazer com elas. Afinal, o fim de uma viagem é apenas o começo de inúmeras possibilidades... 


    Francesco Gungui 
    Editora: Fundamento 
    Ano de publicação: 2014
    Número de páginas: 272



    Alice acabou de descobrir que foi reprovada na escola. Para muitos seria um verdadeiro castigo ter que repetir todo um ano com as mesmas aulas, mas, para Alice, a grande tragédia se encontra no fato de que agora, ao invés de passar as férias com as amigas, ela vai, mais uma vez, acampar com os pais na praia. Lucas, seu melhor amigo/ex-namorado tenta animar a garota, entretanto nada faz com que Alice pare de se lamentar sobre as férias perfeitas que foram pelo ralo.  

    Chegando ao acampamento, mais drama. Agora Alice não tem onde se esconder do desapontamento e das constantes reclamações dos pais. Ela também simplesmente não aguenta seguir o plano de viagem do pai e visitar uma praia deserta por dia.  Depois de mais uma briga Alice acaba indo passear na praia e descobre o bar noves semanas e meia onde encontra Martina, a garota mais popular de sua escola. Lá ela também é apresentada a Mary, Roby e Daniel, um grupo bem exótico.

    Nas primeiras 100 páginas a Alice vivia para reclamar! Eu simplesmente não engolia essa conversa de “burguesinha mimada do caramba”. Só quando Alice conheceu e começou a andar com Mary, Martina, Roby e Daniel ela conseguiu sair um pouco da sua bolha de autopiedade e dai por diante a história deslanchou de tal forma que quando dei por mim já estava no último capítulo.

    Outro personagem do qual eu não podia deixar de falar é o Lucas, que é presença constante na vida da Alice. Mesmo estando longe ele a influencia através de conversas no Messenger ou com suas teorias loucas. É o Lucas quem traz humor e o carisma para a história. Sempre simpático e muito criativo ele é o tipo de pessoa que em uma festa não deixa o assunto morrer e é evidente o quão importante ele é para a Alice, mesmo que ela não tenha ideia do quanto.

    A história é contada inteiramente sob o ponto de vista da Alice e como o livro é juvenil traz situações próprias de pessoas com essa faixa etária: festas, bebidas, autodescobertas e questionamentos sem fim. Algumas dessas perguntas são respondidas, outras ainda estão em aberto, mas o fato é que, apesar da Alice que eu conheci nas primeiras páginas continuar confusa e excêntrica, é possível notar mudanças positivas. Talvez ela ainda não saiba muito bem o que quer para o futuro, todavia, aprendeu que é preciso tomar uma atitude independente de qual escolha fizer.

    O final do livro não é nada surpreendente, contudo, não deixa de ter seu charme, e é perfeito quando se considera que existe um segundo livro Gosto De Você Ainda Assim, que já foi lançado pela editora fundamento e que eu espero ler logo para descobrir com estarão a Alice e o Lucas de volta a rotina normal. Até lá vou criando algumas hipóteses, assim como o Lucas gosta de fazer Rsrs’

    Abraços,

    Denise Rodrigues