• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    {Resenha} Eva - Anna Carey - Galera Record






    Sinopse: A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome...

    Num mundo onde a praga dizimou boa parte da população, deixando a maioria das crianças órfãs e nada mais é como conhecemos, Eva está prestes a se formar na Escola onde viveu a maior parte de sua vida com outras órfãos de sua idade, tendo a melhor educação, os melhores cuidados com a saúde e sendo ensinada a temer o mundo fora dos muros e os homens que nele vivem.

    Como a melhor e mais dedicada aluna que a Escola já teve, Eva está mais do que ansiosa pra se formar e aprender seu ofício, pintar seus quadros e partir para a Cidade de Areia e ter uma longa e feliz vida, porém ela mal sabe o que a espera. Confiando piamente no que o Rei prega, Eva jamais espera que o futuro das meninas órfãs seja trazer ao mundo mais e mais crianças para repovoar as cidades. 

    Quando, na véspera de se formar, descobre o que acontece com as formandas, Eva decide fugir e embarca em um mundo selvagem que há atrás dos muros. Mas o que, de tudo que lhe foi ensinado, é realmente verdade?  Como uma menina culta como ela vai sobreviver sozinha em meio ao mundo selvagem, cheio de homens em quem não pode confiar e com uma garota da qual ela nunca gostou na Escola? 

    Eva começa a descobrir que nem tudo é como ela pensava e apesar de todas as mentiras que lhe foram contadas, algumas coisas ainda são verdades e o lado de fora é mais perigoso do que ela imaginava.

    Eva é um daqueles livros que realmente me surpreendeu no quesito qualidade. Enrolei muito pra ler esse livro pois confesso que estava bem desanimada e sem a mínima vontade de ler, e para meu desespero o começo do livro é bem lento, o que só piorou minhas expectativas. Porém, pouco depois dos primeiros capítulos Eva se revela uma distopia inovadora. Quando hoje é cada vez mais difícil encontrar distopias que sejam originais, Anna Carey se sobressaiu com um enredo completamente diferente de tudo que já vi.

    Com uma trama muito bem bolada e personagens bem definidos Eva é um livro refrescante após tantos outros parecidos. O que mais gostei no livro - talvez por ser tão fã do gênero - é que é uma distopia que confunde-se com romance, dando um ar bem fofo ao livro. Eva é daquelas personagens frágeis (como era de se esperar em um ambiente como aquele) mas que no decorrer da história se mostra corajosa e muito fiel. Mesmo os personagens secundários conseguem ser bem definidos e se mostrar bem no livro, ao ponto de gostarmos deles quase tanto quanto da protagonista.

    A única coisa que realmente me incomodou é que o livro não é tão bem explorado. Com um tema tão original e um potencial desses esperava um desenvolvimento um pouco maior por parte da autora, o que não acontece. Quando a história começa a pegar fogo e as coisas se animam por demais, o livro acaba. Sério, não acreditam o quão frustada eu estou por não ter a continuação em minhas mãos já!

    No geral Eva é um livro muito bem bolado, com um enredo muito interessante e diferente do que estamos acostumados, mas ainda assim com aquele ar de young adult e o cenário da distopia que nos é familiar. Tem uma narrativa simples e sem enrolação, o que torna o livro bem rápido de ler. Além disso, o modo como a história acaba nos faz ansiar e muito pela continuação!

    Beijos,
    Lari Gaigher