• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Movie Day: A esperança


    No quesito adaptação para o cinema, Jogos vorazes foi ao céu e voltou. A trilogia conseguiu superar qualquer adaptação antes vista e só provou que é sim possível fazer filmes fiéis aos livros, talvez até melhor que eles e ainda faturar milhões em bilheteria.

    Diferente dos dois primeiros filmes (e livros) da trilogia, que eram focados na arena e ação que acontecia nela, este filme foca nos bastidores da rebelião, deixando um pouco de lado toda essa ação dos primeiros filmes pra mostrar as questões políticas do governo e a luta do povo pela liberdade e democracia.


    Antes de mais nada, quero dizer que eu vi muita gente reclamando da falta de ação e acho que essas pessoas não entenderam o objetivo do filme. A esperança é justamente um filme de transição, que veio pra mostrar toda essa questão da rebelião, da evolução dos personagens, de seus conflitos internos e da opressão do governo. É o que vem antes da ação e é essencial pra  compreender o que vem depois. Acho que a grande jogada foi realmente essa: mostrar a política da coisa, a revolta do povo, o drama dos personagens.


    Enfim, como eu estava falando, a maior parte do filme não tem lutas e ação (embora ela ainda exista , ela é pouca). A esperança veio pra mostrar a força da Katniss, mostrar a coragem dela, e a inicial relutância em aceitar que a rebelião estava acontecendo e que eles precisavam dela, precisavam do Tordo. Nos dois primeiros filmes e até no início desse terceiro a Kat não queria a rebelião, inclusive ela estava pensando mais no Peeta do que em todos os distritos sendo atacados e se rebelando, porém aos poucos ela vai mudando, vai evoluindo e começa a fazer parte dessa luta.


    O roteiro do filme é muito bem trabalhado, e como não temos muita ação sobra espaço pra explorar a trama, ter reviravoltas e mostrar o quanto os personagens mudaram, quanto eles cresceram. Já tínhamos percebido antes o quanto a Jennifer Lawrence é uma boa atriz, mas nesse filme isso fica ainda mais evidente, bem como a atuação impecável de outros atores e atrizes, como o Josh, que fez uma atuação realmente brilhante! Não imaginava que ele fosse se mostrar tão bom assim.


    Temos ainda a inserção de novos atores, como Julianne Moore como a presidente do distrito 13, Coin, que também foi fantástica. Além da querida Effie, que também foi fantástica, mesmo sem os vestidos e perucas, ela brilha no filme com sua ironia. 

    O conjunto da obra ficou perfeito, o filme é muito bom! Embora não tenha um final concreto (afinal é só uma transição), ele tem um desenvolvimento muito bom, o drama, a política e a profundidade dos personagens fica expresso nesse filme e é magnífico! A esperança simplesmente arrasou, está fantástico, mal posso esperar pela parte 2 ano que vem! <3

    Beijos,