• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

    ''Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final.''
    Rosie e Alex são amigos inseparáveis desde sempre, não há um momento de suas vidas que não tenham passado juntos. As brincadeiras de crianças, os recadinhos passados nas aulas, as suspensões, tudo isso foi compartilhado entre os dois.

    Acostumados a ter sempre o outro por perto, a proposta de emprego que o pai de Alex recebe em Boston no último ano do colegial é um baque e tanto para os dois que terão que aprender a conviver longe e fazer outros amigos. Mas mesmo com a distância de países entre eles a amizade não foi embora. Pelo contrário, ficou mais forte e os dois se comunicavam sempre por cartas, emails, cartões postais, colocando o papo em dia e contando sobre suas vidas.

    A vida dos dois parece estar andando nos trilhos e os planos já estão feitos: Alex passa para a sonhada faculdade de medicina em Hardvard e Rosie para Hotelaria na Universidade de Boston, e finalmente eles poderiam ficar mais próximos. 

    Pouco antes da formatura Alex decide ir para Dublin viver esse momento com sua melhor amiga, mas a vida decide intervir e os imprevistos e o destino acabam por surpreendê-los com algo que jamais poderiam imaginar e que teria um impacto enorme na vida dos dois. 

    Narrado por cartas, emails, mensagens e chats, Simplesmente Acontece conta a experiência de vida de Rosie e Alex e sua luta com "as pegadinhas" que o destino reservara pra eles. Mostra seus sentimentos, conflitos internos e a luta pra ser feliz e conquistar tudo que sempre quiseram. O livro vai passando de acordo com os anos da vida dos personagens e podemos acompanhar cada passo, cada decisão e acontecimento importante que aconteceu com Rosie e Alex e que os fizeram ser quem são.

    Todos os problemas e imprevistos são narrados no livro e dá um aperto no coração ler todas as oportunidades perdidas que eles tiveram e a luta que ambos enfrentaram pra permanecerem amigos e ao mesmo tempo amadurecer com suas escolhas. 

    Acredito que o livro se trate exatamente disso: de amadurecimento, amor, escolhas e destino. Mostra como Rosie e Alex mesmo após tanto tempo, tantos problemas e após terem seguido suas vidas de maneiras diferentes puderam encontrar o amor e arrumar uma maneira de serem felizes com o que tinham, mesmo que fosse pouco.

    O enredo meio que me lembrou o livro Um dia, que também mostra essa questão de oportunidades perdidas e nossos medos e conflitos internos durante nosso processo de amadurecimento da vida. Porém os personagens, a história deles e o modo de narrar são bem diferentes, melhores até.

    Por ter a narrativa epistolar o livro passa bem rápido, lemos 400 páginas em questão de horas. Há ainda o fato de "pular" parte da vida dos personagens, o que nos aguça a imaginação pra poder tampar esses buracos no tempo. Nada importante deixa de ser mencionado, mas por outro lado não temos também a descrição  detalhada de cenários e as pequenas coisas do dia a dia. Há sempre um intervalo de alguns dias ou semanas de um acontecimento para o outro.

    Todo o ambiente do livro é propício para a história e mesmo os personagens secundários tem sua participação e importância devia. A amiga de Rosie (sua conselheira), seus familiares, e o amigo e familiares de Alex são importantes coadjuvantes nessa história, muitas vezes tendo influência nas escolhas dos protagonistas.

    No geral Simplesmente Acontece é um livro emocionante, leve e divertido ao mesmo tempo, mas daqueles que nos faz sentar e ficar refletindo por horas sobre a vida. Rápido de ler, com personagens bem construídos e uma história de arrancar lágrima dos olhos, este é um livro pra dar lições de vida e que mostra como nossas decisões do cotidiano podem alterar nosso futuro e que mesmo quando parecer tarde demais, o amor ainda pode se mostrar.

    Classificação



    Beijos,