• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    #Viciadas em ebook | Finding Cinderella

    Eu não acho que realmente amei Val. Eu meio que achava que a amava na ocasião, mas eu acho que se uma pessoa está realmente, verdadeiramente amando, então tem que ser incondicional. O modo como me sentia por Val definitivamente não era incondicional. Eu tinha condições para cada um dos sentimentos que tive por ela.

    Depois de ler Um caso perdido (resenha aqui) eu não esperava que a autora conseguisse escrever um livro mais intenso que ele, ou com um tema tão delicado quanto, mas fico feliz de dizer que Colleen Hoover não só fez isso como se superou escrevendo um livro que é pequeno (cerca de 80 páginas) mas que tem uma carga emocional enorme. 

    Pra quem não sabe, Finding Cinderella é meio que um spin-off de Um caso perdido, e conta a história de Six, melhor amiga de Sky. Por se tratar de um spin-off ele é melhor apreciado quando já se leu Hopless e se tem uma familiaridade com os personagens, mas mesmo assim pode ser lido independentemente do outro.

    O livro é narrado em primeira pessoa, pelo Daniel, um personagem mulherengo, que não se vê em um relacionamento sério por um bom tempo e que é meio cético em relação ao amor. Apesar de ter tido vários relacionamentos rápidos com muitas meninas, ele nunca teve nada nem perto do amor. 

    Sua primeira experiência com esse sentimento, mesmo sendo uma experiência "falsa", foi com uma desconhecida, num armário (quartinho escondido) completamente as escuras, na qual ele não poderia ver nem a aparência da menina com quem teve sua primeira relação sexual com "amor". Logo nessa primeira cena conseguimos sentir a intensidade de tudo. Mesmo tendo acabado de se conhecer a conexão que tem um com o outro é palpável e, o que me surpreendeu, realista. 

    Um ano após essa experiência, sem nunca mais ter visto (até porque ele não sabe sua aparência) a menina, Daniel seguiu em frente, inclusive arrumando uma namorada, mesmo que não a ame e sua personalidade o irrite. Esse namoro só serviu pra deixá-lo mais desiludido em relação ao amor, afinal seu relacionamento foi uma mentira, com um querendo mudar o outro constantemente, coisa que não é possível e nem saudável. 

    Cansado do estresse do namoro, Daniel resolve partir pra outra e isso acontece com a melhor amiga de Sky, Six. Logo de cara ele gosta do estilo nada convencional dela. Diferente da maioria das meninas (e de Val, sua ex), Six não é o tipo de garota arrogante, mesquinha e fútil, pelo contrário, ela é engraçada, espirituosa e natural, sem forçar nada.

    Mesmo com a reputação de Six, com Holder (namorado de Sky) sendo expressamente contra qualquer avanço dele pra cima dela e os segredos que a própria Six esconde, Daniel resolve se jogar de cabeça e acha que essa é a sua chance de ter um relacionamento de verdade. 

    Inicialmente o relacionamento dos dois é bem leve, tranquilo e muito divertido (adorei a persoalidade bem humorada dos personagens, rendeu muitas piadas que me fizeram dar gargalhadas e serviram pra quebrar o clima mais intenso do livro). Porém logo os problemas começam a bater a porta deles e eles tem de superá-los juntos.

    O desfecho mais que me surpreendeu, e embora alguns pensem que seja meio clichê, eu acredito que a autora soube abordar o tema e elaborou o final de forma sutil e delicada, mas ao mesmo tempo com a intensidade que história estava pregando desde o início. A única coisa que me chateou foi o pouco desenvolvimento da história. Por ser um livro curto o final teve que ser meio rápido (não que tenha sido ruim, mas foi corrido), e eu gostaria que fosse um livro de 300 páginas pra Colleen poder desenvolver todo o potencial que a história tem.

    Mais uma vez Colleen Hoover nos traz uma história digna de lágrimas e que prova que a autora não tem medo de reviravoltas e de explorar temas mais delicados, que deixam o leitor extasiado e reflexivo. Esse livro veio pra mostrar que é sim possível mesclar drama, intensidade e humor com temas mais importantes e "polêmicos". 

    Finding Cinderella é um livro perfeito desde sua narrativa, do seu desenvolvimento e até a construção dos personagens. Todos os conflitos foram bem abordados e elaborados, e o crescimento dos personagens, embora rápido, é plausível. Essa é uma leitura obrigatória para os fãs de Sky e Holder e para os que se apaixonaram pela escrita de Colleen.

    Classificação



    Beijos,