• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    A escolhida - Lois Lowry

    "Orgulhe-se de sua dor, sua mãe sempre lhe dizia, Você é mais forte do que aqueles que não sentem dor alguma.” p. 23
    Leia a resenha de O doador de memórias.


    Sinceramente, não sei muito bem como começar está resenha porque eu achei o livro muito esquisito. Quando comecei a ler eu não sabia que a história seria diferente do primeiro livro da série e fiquei super confusa até buscar informação na contra capa e descobrir que o livro conta uma história paralela a série. Pelo o que entendi, vocês me corrijam se eu estiver errada, cada livro da série contará a história de uma cidade diferente com outros personagens e creio que em algum momento eles se encontrarão e tudo fará sentido, porque sinceramente continuo sem entender muito bem contexto.

    A escolhida conta a história de Kira, uma jovem que tem um problema na perna e era excluída por todos da Aldeia onde vivia por conta deste defeito. Sua mãe lutou com todas as forças para mantê-la em segurança, mas ao falecer Kira fica desprotegida e na mãos de pessoas que querem a sua morte. A garota se vê perdida quando a valentona da cidade quer acabar com a sua vida e destruir o seu lar para construir um cercado para os filhos das mulheres da cidade. O caso vai a julgamento pelo conselho de anciões e Kira ganha uma nova chance para recomeçar sua vida sozinha. Ela tem o talento de bordar brilhantemente e recebe a tarefa de costurar e modificar a túnica do Cantor na mansão dos guardiões da cidade com muito luxo e mordomia, diferente da vida com poucos recursos em que vivia.

    A história é interessante e a ideia do enredo também, mas eu confesso que fiquei esperando aparecer algo ou algum gancho do primeiro livro e não encontrei nada de concreto. Creio que uma informação no final pode me levar ao universo do primeiro livro, mas mesmo assim continuo muito confusa. Eu gostaria mais que o autor tivesse ligado os livros ou desse uma explicação melhor sobre tudo.

    Para vocês entenderem melhor o que eu estou falando é só pensar no livro Jogos Vorazes e imaginar assim: E se o segundo livro se passasse na Capital com outros personagens e Catniss tivesse desaparecido da história. Não é desesperador?

    Você se apega ao personagem, gosta da narrativa, gosta do enredo e está louca para saber o que aconteceu quando o autor me inventa uma história diferente bem mais boba do que a primeira com personagens interessantes, mas sem sal. 

    Como o primeiro livro foi escrito em 1993 e a série é antiga acredito que seja que isso que está me fazendo estranhar um pouco e comparar com as outras distopias atuais.  Eu gostei do livro, até torci pela personagem várias vezes e quero saber o que vai acontecer com a Kira, só que não sei se será possível porque o próximo livro deve ser sobre outro mundo.

    O que podemos tirar de bom do livro que as pessoas tem medo de enxergar a verdade e se escondem através de máscaras falsas de felicidade, segurança e conforto. As vezes o luxuoso e perfeito podem estar relacionados a uma rede de interesses obscuras.

    Recomendo a série e quem já leu, por favor, me dê uma ajuda para compreender melhor os livros.

    Classificação



    Beijos,