• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Quando você voltar - FPRozante

    "Você sabe que não sou muito bom com as palavras, mas algo aconteceu nesses últimos tempos e senti uma necessidade imensa de escrever algo que fosse capaz de descrever o quanto sinto a sua falta."
    Desde que li Minhas para proteger da FPRozante me apaixonei pela escrita e o modo de contar histórias lindas e emocionantes da autora. Quando o assunto é romance nacional, Bia é a primeira que me vêm a cabeça e leria qualquer coisa que ela decidisse escrever. 

    Quando você voltar traz uma história um pouco diferente da que estou acostumada. Primeiro porque temos dois casais principais, ou seja, quatro protagonistas. E segundo porque é uma história sobre soldados de guerra, que lutam pra voltar a normalidade depois de toda brutalidade a que foram expostos.

    Carol é uma mulher insegura e ingênua que foi marcada pelo abandono de sua mãe o falecimento de seu pai. Se não fosse por sua melhor amiga Adriana e seu melhor amigo Nick não teria ninguém no mundo. Por conta dessa sua perda a última coisa que ela quer é se ver sozinha, por isso seu maior medo é que algo aconteça com Nick na guerra, por quem nutre um amor puro e sonhador, mesmo que ainda não  reconhecido.  

    Adriana é o tipo de mulher forte e decidida, que após uma decepção amorosa um relacionamento é a última coisa que quer. Mesmo que também tenha seus medos e inseguranças ela não deixa nada transparecer, sendo sempre a mulher despojada que não se apega e é a rocha de sua melhor amiga.

    Quando uma carta chega anunciando o retorno de Nick, Carol não percebe que as coisas estão prestes a mudar e que esse reencontro pode ser a melhor e a pior coisa que vai acontecer com ela. 

    Ao regressar Nick e seu amigo Heitor carregam um peso que não querem demonstrar. A guerra deixou marcas mais profundas do que se pode imaginar e eles não sabem se serão capazes de superar as sequelas que tanta violência deixou neles. Tudo que ambos mais querem é encontrar paz e Adriana e Caroline são o remédio pra isso.

    Cada personagem no livro tem uma personalidade distinta e marcante. Cada um com seu jeito peculiar é capaz de entender e estar ali para o outro, e acabam se tornando grandes amigos. Heitor, com uma pegada mais dominante e mandão é exatamente o que Adriana precisava pra dar uma nova chance ao amor, e mesmo que com relutância ela sabe reconhecer o que quer e não mede esforços pra correr atrás.

    Os dois com essa personalidade mais decidida conseguem perceber que um é a outra metade do outro e lutam com unhas e dentes pra ficarem juntos. Carol e Nick porém tem um problema a mais: Nick pretende voltar pra guerra e concluir sua missão, não consegue deixar as coisas "inacabadas", mesmo que isso signifique deixar Carol, e isso gera um monte de atrito entre os dois.

    O amor entre eles é lindo, pois foi gerado de uma amizade de anos e eles se conhecem muito bem, mas Carol com seu medo de perdê-lo não aceita que Nick volte e faz de tudo a seu alcance pra convencê-lo a ficar.

    Nick é o tipo de cara romântico e super doce e gentil. Trata Carol como seu bem mais precioso e é lindo de ver o carinho que ele tem com ela, a paz que os dois encontram juntos. O problema é que tudo que Nick sofreu parece ser capaz de impedir que os dois de ter um futuro e por causa disso eles tem uma batalha enorme pela frente.

    A beleza toda da história está no modo como os casais são capazes de superar os traumas e sofrimentos juntos. Depois de tudo que passaram, e mesmo com todas as diferenças, os quatro foram capazes de reconhecer o que queriam e lutar com unhas e dentes pra conseguir sua felicidade. Não tem aquele mimimi, aquele monte de dramas que a gente vê nos romances. Pelo contrário, o que vemos são pessoas lutando contra seus próprios demônios e conflitos internos pela sua felicidade.

    Gostei muito da construção dos personagens, da força que eles demonstram mesmo depois de tudo que passaram e o modo como enfrentam os problemas de cabeça erguida. É uma grande lição de superação e de força de vontade. Claro que, em algumas ocasiões eu fiquei com o coração na mão, mas super valeu a pena porque o resultado final é magnífico. A autora mais uma vez conseguiu me emocionar.

    Esse é o tipo de livro pra românticas de carteirinha, que adoram personagens e histórias bem boladas. Temos casais que são opostos um do outro (um dominador, outro doçura pura) mas que demonstram amor na mesma medida. É um livro que recomendo pra todo mundo!

    EDIT: O livro será lançado dia 15/12 na amazon como ebook!

    Classificação



    Beijos,