• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    As batidas perdidas do coração - B. Briones

    Meu pai dizia que, quando descobrimos que estamos apaixonados, o coração fica tão assustado que pula um batimento, como se estivesse se preparando para todas as variações de velocidade que vai ter que enfrentar a partir daí. É o que ele chamava de "batidas perdidas do coração". Segundo ele, o coração nunca recupera o ritmo correto até se encontrar no peito de outra pessoa.
    Vivi é o tipo de menina rica, mimada e patricinha, que fica óbvio sua classe social apenas de observar como se veste, como se porta e onde mora. Ela não poderia ser mais diferente de Rafa, um homem de uma classe social mais baixa, que teve (e ainda tem) de lutar para conquistar o que quer. Ele é o típico bad boy pegador que se surpreende ao se ver atraído por uma menina que, aparentemente, não tem nada em comum com ele. Mas só aparentemente, porque no fundo eles são os mesmos, tentando superar uma dor que não vai embora nunca, e encontrando conforto um no outro.

    Vivi e Rafa são o casal mais improvável que poderia existir. Um é motoqueiro, tem tatuagens e é barman, enquanto a outra é uma estudante, filhinha de papai com ares de extremamente frágil. Porém não há ninguém melhor pra eles do que um ao outro. E isso é uma coisa que fica nítida conforme acompanhamos o desenrolar dos fatos, os desabafos e conforme se abrem e se compreendem mutuamente.

    Narrado em primeira pessoa e alternando os pontos de vista entre os protagonistas, Batidas Perdidas nos leva por uma história intensa, cheia de sentimentos e que nos traz milhões de mensagens lindas com suas belas palavras. É sensacional ver o talento da autora de criar uma história tão tocante, de saber desenvolver um romance tão delicado e tão intenso ao mesmo tempo. Só um talento tão especial pra criar personagens tão complexos, e fazê-los se entrosar de uma maneira tão singular. 

    Vivi e Rafa são perfeitos um por outro. Apesar das diferenças aparentes, é notável o quanto combinam, o quanto se compreendem e foram feitos pra ficar juntos. O mais tocante é o quanto é perceptível que um não existiria sem o outro, que eles precisam um do outro, e o modo como um faria exatamente qualquer coisa pelo outro. É magnífico acompanhar como Vivi ajuda na evolução do Rafa, e vice versa. Como os dois são capazes de se mudar e ter uma importância tão grande na vida um do outro.

    Falando em personagens não há um único que não seja importante para a trama ou que não tenha sido cuidadosamente estruturado. Cada um ali tem seu papel e consegue conquistar o leitor a ponto de nos deixar curiosos sobre suas histórias. E a Bianca consegue fazer cada um deles roubar uma das nossas batidas do coração. Além disso uma coisa que me encanta é que cada personagem tem uma personalidade distinta e bem definida, e a autora consegue nos passar cada uma das facetas dos personagens, que são muito mais profundos do que aparentam. 

    A autora é expert em transmitir emoções. Cada palavra nos toca de maneira profunda, e não fosse isso suficiente a autora abria cada capítulo com um trecho de uma música cuidadosamente selecionada para passar exatamente os sentimentos dos personagens naquela situação. E como uma pessoa extremamente sensível a músicas eu adorei, me fez entender muito mais os personagens. 

    É extremamente difícil falar desse livro que tem o poder absurdo de mexer tanto com o leitor. Bianca nos envolve tanto que cada emoção sentida pelos personagens pode ser sentida por nós. Uma palavra que definiria esse livro é emoção. Emoção que a autora soube transmitir com cada palavra, com cada acontecimento, É simplesmente impossível não se por na pele dos personagens e sofrer junto com eles. 

    Batidas Perdidas é um livro altamente viciante, daqueles que vamos na intenção de ler só uma página mas acabamos lendo o livro todo e nos apaixonando por cada linha escrita. A autora criou um dos New Adults mais completos que já vi, com personagens extremamente bem construídos, que se desenvolvem durante a história e se mostram muito mais do que aparentam. Com uma história além de emocionante, perfeita. Cada detalhe parece que foi pensado para arrebatar o leitor e tornar impossível que ele não se sinta tocado pela história.

    No geral não tenho o que criticar desse livro, ele é absolutamente perfeito, daqueles que deixam a gente com uma "puta ressaca literária" e vontade de indicar pro resto do mundo e forçá-los a ler para compartilhar todo o furacão de emoções que Bianca nos faz passar. O livro apenas roubou todas as batidas do meu coração.

    Classificação

    Mais que favorito <3

    Beijos,