• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    [Mês dos Nacionais] Entrevista - Gabriela B.


    Olá, gente linda!

    Vamos à nossa segunda entrevista do mês? A autora é um novo talento nacional e publicou seu primeiro livro a pouco tempo. Assim como vocês, conheci seu trabalho através desta pequena entrevista. Espero que gostem. :) Vamos conferir?


    R&L: Qual foi o primeiro livro que você leu?

    GABRIELA: Bom, desde pequena eu amo contos de fadas (meus preferidos são Branca de Neve e A Bela e a Fera). Meus pais liam para mim e, depois que aprendi a ler, eu mesmo o fazia. Mas o livro que me fez apaixonar por esse mundo da leitura foi O Pequeno Príncipe.

    R&L: E em qual momento você descobriu que gostava de escrever? Digo, que descobriu que seria escritor (a)?

    GABRIELA: Sempre me dei bem na escrita, eu amava fazer as redações da escola. Descobri que gostava de escrever quando estava na oitava série e uma professora elogiou uma poesia que havia feito. Aí pensei: E não é que isso é legal? A partir daí me arriscava, mas não mostrava para ninguém por medo de não gostarem e timidez. A partir do momento em que descobri que gostava de escrever eu pensei na hipótese, mas sempre tinha aquele porém: E se não gostarem? Será que o que eu escrevo é bom o bastante? Eu escrevia e “engavetava” tudo. Não mostrava para ninguém... Até que em 2012, quando comecei a namorar meu melhor amigo (noivo agora, rs), ele começou a me motivar demais a correr atrás desse sonho. O assunto veio à tona e os meus familiares também me apoiaram muito. Foi aí que falei: Eu vou conseguir! Vou ser escritora! E graças a Deus esse sonho se realizou e hoje posso compartilhar com vocês.

    R&L: Quais seus gêneros literários favoritos? Eles te inspiraram ou costuma escrever um gênero diferente dos que lê?

    GABRIELA: Meus gêneros preferidos são romances e fantasia. Amo aqueles romances “de chorar” e“água com açúcar”. São meus preferidos! Então, eu escrevo romance também. Amo uma história de amor e meus autores preferidos me inspiram a escrever sim. Acho inevitável isso não acontecer com um escritor.

    R&L: Qual a importância da leitura atualmente? Qualquer leitura é válida?

    GABRIELA: A leitura é extremamente importante, acho que para nos comunicarmos e entendermos bem o que nos rodeia precisamos ser “bons leitores”. Mas isso no sentido de que conseguiremos ter uma compreensão maior do nosso mundo e interpretá-lo melhor e conviver com as pessoas. Fora no mundo acadêmico, é claro. Eu sou estudante de letras e vejo que alguns profissionais pensam que apenas os livros chamados de clássicos são válidos. Eles são sim, de suma importância para o nosso conhecimento e tudo o mais. Precisamos sim ler os clássicos, eles são imprescindíveis, mas em minha opinião, o que vale é ler! Leia o estilo que você gosta, como, quando e onde quiser! Leia, viaje, aprenda, se encante... O importante é ter um livro com você.

    R&L: Fale brevemente sobre seus livros.

    GABRIELA: O meu único trabalho publicado até agora é o Eternamente Ao Seu Lado. Publiquei em Janeiro de 2015 pela editora Multifoco. Essa é a sinopse: “Jenny era uma garota normal, apaixonada por livros, curtindo os seus 17 anos até que um assassinato muda toda sua vida. Cidade, escola, tudo novo até que ela conhece John, um garoto que aparentemente sofrera tantas mudanças quanto ela. O sentimento de ambos em breve se torna forte e imbatível. Tudo parecia perfeito até que uma dúvida assola o mundo de Jenny: estava John sendo totalmente sincero? Ele parecia esconder muitas coisas. Mas ela não desiste e acaba descobrindo que esse amor terá que enfrentar várias barreiras e perigos. Será John o príncipe que ela imaginara ou o vilão da história? Será o amor forte o bastante para enfrentar o destino?”

    Espero trazer mais do meu trabalho para vocês. Tenho mais dois livros em andamento e espero dar notícias em breve!


    R&L: Como você encara a literatura brasileira, como autor nacional? A receptividade é boa?

    GABRIELA: Eu acho que precisamos valorizar a literatura nacional. Temos tantos autores bons por aí! A receptividade para mim, que estou começando agora, está sendo ótima, mas eu ainda acho que tem gente que tem um certo “bloqueio” quando se trata de ler nacionais. Vamos mudar isso, né gente? Somos ótimos também!

    R&L: Conseguiria listar um Top 5 de livros/séries/sagas favoritos?

    GABRIELA:
    1- O Pequeno Príncipe.
    2- Dom Casmurro
    3- Harry Potter
    4- A Culpa é das estrelas.
    5- Um Amor Para Recordar

    R&L: E autores?

    GABRIELA:
    1- Machado de Assis
    2- J.K. ROWLING
    3- John Green
    4- Nicholas Sparks
    5- Sophie Kinsella

    R&L: Quais dicas daria para quem está iniciando o processo de escrita ou para aqueles que já têm um trabalho pronto, mas que sonham em publicar?

    GABRIELA: Bom, primeiramente: tenha paciência. O processo é demorado, então isso é necessário. Vá em busca de seus sonhos e nunca, mas NUNCA desista. Nesse mundo ouvimos sim e não. Temos que persistir até que o sim chegue! Escreva com calma, pois a pressa é inimiga da perfeição. Hehehe... Encontre o seu jeito de escrever. Sim! A gente tem disso. Uns escutam música para se inspirar, outros leem... Basta você querer isso também e se descobrir. Se dedique e dê a cara a tapa mesmo. Você chega lá!

    R&L: Deixe um recado para seus leitores

    GABRIELA: Meus queridos, falarei o que eu falo sempre: NUNCA SE ESQUEÇA DA FORÇA DO AMOR! Falo isso, pois é isso que quero passar com o Eternamente Ao Seu Lado. O mundo precisa de amor, não vamos esquecer-nos disso. E nunca, nunca desista dos seus sonhos! Eu espero que tenham gostado. Um grande beijo a todos.


    Confira o Book Trailer e as páginas oficiais do livro Eternamente Ao Seu Lado.

         


      


    Compre aqui.


    Espero que tenham gostado.
    Até mais,