• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Vôos e Sinos e Misteriosos Destinos|E. Trevayne

    “Jack não se assustava. Era interessante a conversa sobre fantasmas, espíritos e outros mundos. Ele gostava da ideia. Havia sempre a possibilidade de os outros mundos serem mais interessantes do que aquele.”
    Jack Foster é um menino de 10 anos um tanto solitário. Com um pai que vive trabalhando e uma mãe que só dá atenção a suas festas, jantares e intermináveis visitas, ele está sempre a brincar sozinho e se sentir terrivelmente entediado com toda a chatice que permeia sua casa. Para ele, as férias do internato em que estuda, as quais sempre é obrigado a passar em casa, são sempre chatas, e ele não perde a oportunidade de saciar sua infinita curiosidade quando um espiritualista (ou mágico, na concepção de Jack) começa a frequentar sua casa. 

    Impedido de ter acesso às visitas no qual o espiritualista, Sr. Havelock, demonstra suas muitas habilidades, Jack espreita pelos cantos a fim de ter qualquer informação que consiga pegar. E quando, numa dessas espiadas, Jack ouve o Sr. Havelock oferecer à sua mãe uma oportunidade de ensinar a Jack todo o seu conhecimento, ele fica eufórico com a possibilidade de viver uma aventura dessa magnitude. Euforia que é quase que imediatamente frustada por sua mãe, que nega a oferta, causando em Jack uma raiva terrível que o faz, dias depois, seguir o espiritualista por uma porta secreta na torre do relógio de Londres, sem sequer olhar pra trás.

    Jack se vê, então, em Londinium, capital do Império das Nuvens, um lugar completamente diferente da Londres com a qual estava acostumado. Lá, tudo recende a fuligem, metal e engrenagens. Tudo, desde as pessoas aos animais (inclusive fadas, se é que elas podem ser consideradas animais), tem ao menos uma marte feita de metal, e isso é algo que fascina completamente Jack.

    É nesse lugar que Jack conhece Beth, uma autômata feita inteiramente de metal e Dr. Cataplasma, seu criador. Conhece também a Senhora, a governanta misteriosa de Londinium, que tem um fascínio inexplicável por crianças "normais" como Jack, e que o deseja como filho para si. Seu primeiro contato com a nova cidade o deslumbra e o deixa extremamente fascinado, a ponto de não querer voltar pra casa, onde ninguém sentiria sua falta. Porém, após um tempo em contato com Lorcan e a Senhora, ele muda de ideia e começa sua jornada em busca da única coisa que poderia ajudá-lo a voltar pra casa: O pássaro mecânico.

    Desde que li Alma?, de Gail Carriger, me descobri fascinada por steampunks, e à caça de qualquer livro do gênero que me parecesse bom. Então, quando a Seguinte lançou esse livro, com essa capa mais que maravilhosa, eu precisei tê-lo pra mim! E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que, além de uma capa maravilhosa, ele tinha também uma história incrível?!

    Jack é um personagem que desperta nossa simpatia desde o começo da história, e sua inteligência e curiosidade faz com que nos cativemos por ele facilmente. Além disso, o mundo criado pela autora não é fascinante apenas para Jack, mas para nós também, que ficamos encantados com a mistura de magia, lendas e engrenagens misturadas a história, como é característico do gênero. 

    A autora foi bastante criativa e original ao criar um enredo tão único, e ainda conseguir nos envolver na história em todas as linhas que escreveu. Com uma narrativa simples e bem fluida, a autora nos leva por uma viagem incrível, nos fascinando, não apenas com a Londres original, que por si só já é fantástica, mas com Londinium, que com todas as suas características únicas, faz com que nos apaixonemos por ela também. 

    O livro por completo é genial, e a autora me conquistou por completo com uma história muito bem trabalhada. Em todos os quesitos, desde a narrativa, passando pelos personagens, enredo e construção da história, a autora se saiu bem. No geral, Vôos e sinos e misteriosos destinos é um livro encantador, completamente fantástico e cativante!

    Classificação



    Beijos,