• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    A Formatura - Joelle Charbonneau

    Apesar de tudo o que fiz, o comitê achava que eu deveria ser reprovada. Essas palavras na página fazem meus joelhos fraquejarem. A opinião dos oficiais do Teste não deveria ter importância, mas ver a evidência de que eu não era boa ou forte o suficiente pra eles é como um tapa na cara. Minha excelência não era digna de que me aceitasse. Nada disso fazia sentido.

    Malencia Vale sempre sonhou em ser uma das escolhidas do Teste. No entanto, jamais pensaria que esse sonho seria capaz de se tornar um verdadeiro pesadelo, que colocaria à prova tudo aquilo em que acreditava e, mais que isso, deixaria marcas muito além do exterior. Ela é a única esperança da Presidente Collindar de ter sucesso na batalha final contra o Teste e todos aqueles que foram corrompidos pela tirania.

    Embora Cia não tenha certeza de ser capaz de ir até o fim, não há opção; ela será a líder de uma perigosa missão de um jeito ou de outro. Segredos serão revelados e decidir quem realmente é confiável prova-se um grande desafio. Cia terá de enfrentar todos os seus medos, arriscar a própria vida e a daqueles que ama. Não lhe resta alternativa a não ser esperar que tenha feito as escolhas certas. Será que seus amigos permanecerão ao seu lado quando descobrirem toda a verdade?

    Gente! Como é difícil se despedir de uma história, né? Principalmente quando ela tem um enredo maravilhoso desde o início. A Formatura é o último livro da trilogia O Teste, mas não parece. Geralmente alguns autores costumam se perder no meio do caminho e o desfecho acaba sendo decepcionante. Se você leu as resenhas de O Teste e Estudo Independente, vai notar claramente que não é o caso. E tenho o prazer de dizer que me tornei fã de carteirinha da Joelle.

    A trama se inicia exatamente onde parou no livro anterior; com Cia decidida a destronar o Dr. Barnes e acabar de vez com os métodos utilizados no Teste durante a avaliação dos candidatos. Todavia, a novidade aqui é que, dessa vez, Cia vai contar com uma poderosa aliada: a Presidente. O que ela nem imagina, é que sua missão requer uma equipe, já que ela não terá condições de realizá-la sozinha. E, mais uma vez, a questão da confiança vem à tona. Quem é de fato amigo e inimigo? Como já citei acima, o ritmo do livro é absurdamente alucinado, principalmente porque uma guerra está prestes a estourar.

    Diferente dos livros anteriores, A Formatura não traz provas de avaliação/eliminação e toda a ação se deve ao fato de que uma votação será feita e, sem provas de que O Teste é uma ameaça mortal, a Presidente não poderá intervir contra a continuidade do mesmo. Por essa razão, Cia acaba se tornando responsável por eliminar cada membro da equipe do Dr. Barnes que aprova os métodos cruéis utilizados durante O Teste e dos Estudos Preliminares. Mesmo com nível de tensão aumentado ao máximo, Cia continua uma protagonista inteligente e forte, o que me faz admirá-la bastante.

    Tomas não me decepcionou e provou ser mais durão do que imaginei. Achei que um ou outro personagem perdeu um pouco o espaço, mas nada demais. Não posso me estender muito, senão acabo revelando algo. Tem traição? Sim. Tem morte? Muitas. Tem ação? De sobra. Tem romance, um pouco mais que os anteriores, mas não é, nem de longe, o foco do livro. Basicamente, a essência é essa e mais do que isso posso acabar dando um mega spoiler.

    Finalizo dizendo que esse livro é tão incrível quanto os outros e fiquei encantada com essa trilogia que me prendeu da primeira frase à última. É triste ter acabado, mas assim posso recomendar sem medo. Hahahah Se você ainda não leu, só deixe pra ler quando puder adquirir os três livros juntos. Sério. Foi uma tortura esperar chegar cada um individualmente e não desejo isso pra ninguém. Hahahah!

    Sobre os erros de edição: RAROS! Uhuuuuu! Quem leu as outras resenhas, sabe o quanto critiquei a edição/revisão dos dois primeiros. Estavam vergonhosas, mas esse não. Só fiquei triste porque foi o único que não veio com marcador destacável. kkk No mais, seus lindos... LEIAM essa trilogia. <3

    Classificação:



    Beijão,