• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    A maldição da pedra - Cornelia Funke

    Então, as profundezas engendraram um rei e, numa época de grande perigo, surgiu um goyl de jade, nascido do vidro e da prata, que o tornou invencível.
     A maldição da Pedra narra a história de Jacob e seu irmão mais novo Will. Quando era ainda pequeno, o pai de Jacob desapareceu e, durante uma noite, enquanto vasculhava o escritório do pai, Jacob encontra um misterioso espelho que é um portal para um outro mundo. E aí é que a história realmente começa. 

    Do outro lado do espelho Jacob encontra um mundo onde todos os contos de fada são reais. Todas as criaturas místicas de que já ouvimos falar em histórias são reais nesse outro mundo, ainda que um pouco diferente do que as conhecemos. Unicórnios não são nada fofos, Fadas tendem a ser extremamente vingativas e ciumentas e até os anões são vigaristas. 

    Jacob então começa a frequentar cada vez mais esse fantástico mundo do espelho até que aprende quase tudo sobre ele, fazendo mais parte dele do que do mundo real. As visitas são tão frequentes que ele só aparece no mundo real pouquíssimas vezes no ano para sanar a curiosidade sobre esses sumiços dele de seu irmão mais novo Will. Até que um dia, anos mais tarde, Will segue o irmão através do espelho e acaba sendo atacado por Goyls, um tipo de criatura totalmente coberto de pedras dos mais diferentes tipos e quanto mais valiosa a pedra que o reveste, mais nobre o Goyl é. 

    Durante esse ataque, uma maldição recai sobre Will: lentamente sua pele humana irá ser coberta de pedras até que se transforme num monstro, sem qualquer traço do humano que já fora um dia. E não é qualquer pedra que o cobre, mas a Jade, tornando-o um dos Goyls mais desejados desse mundo. Com a ajuda de Fux - uma jovem metamorfa que se transforma em raposa - e Clara - a namorada de Will, Jacob dá início a sua jornada em busca do fim da maldição de seu irmão.


    Este é o primeiro livro da autora que eu leio e não poderia ter sido melhor apresentada à fantástica escrita de Cornelia Funke. Pra começar o mundo criado pela autora é sensacional - para uma fã de criaturas fantásticas como eu, esse livro foi um prato cheio - e o modo como ela descreve tudo, com uma rica narrativa deixa tudo ainda mais agradável.

    O mundo criado pela autora remete a elementos que já conhecemos (como Bela adormecida, João e Maria, etc.), mas que tiveram algumas alterações mais que positivas nesse livro. A autora deu uma pegada bem dark a alguns detalhes e recheou a história com mistérios e perigos que nos deixam ávidos por mais. Esse tom mais adulto da história me pegou de jeito e eu me vi cada vez mais envolvida, querendo saber mais sobre esse mundo e o rumo que a história teria.

    Minhas únicas ressalvas são quanto ao início do livro, onde a história ainda é ligeiramente confusa o que torna difícil o envolvimento do leitor com o livro, e acerca dos personagens. Não me entendam mal, eu gostei muito dos personagens, mas não senti que a autora desenvolveu todo o potencial deles nesse primeiro livro. Acho que por ter sido o primeiro volume os personagens deveriam ser mais marcantes, ter uma personalidade bem mais definida do que tiveram. Mesmo assim, esses foram detalhes que não me atrapalharam a leitura, e, no fim das contas, eu amei o livro do mesmo jeito.

    Por ser o meu primeiro livro da autora eu não sabia bem o que esperar, pois todos falam muito bem da autora, mas sempre só ouço da trilogia Coração de Tinta, e nunca desse livro. Porém fui positivamente surpreendida com a história e achei que a autora se deu muito bem com o gênero da fantasia. Fiquei mais do que ansiosa pela continuação!


    Devo chamar atenção também ao trabalho da editora na diagramação desse livro. Ele ficou simplesmente lindo! A capa metalizada está maravilhosa e as ilustrações nos inícios dos capítulos são lindas! A maldição da pedra está mais do que recomendado!

    Classificação



    Beijos,