• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    O Segredo das Runas - Caio Rodrigues Alves

    O atentado do dia 11 de setembro entrou para a história como a maior ofensiva terrorista já registrada. Em resposta, o governo americano implantou austeras medidas para erradicar este mal do novo milênio. Com o medo assolando as ruas e o clamor por justiça sendo bradado a plenos pulmões pelas massas, a passional doutora Sophie Campbell teme pela convocação de sua irmã, a oficial das forças aéreas americanas, Claire Campbell, a uma guerra despropositada. Sem argumentos convincentes o suficiente para arrefecer o nacionalismo palpitante no coração de sua irmã, Sophie pede conselhos ao seu sábio tio, dono de uma ilustre livraria, que lhe indica um misterioso livro nórdico: “A Escolha de Uma Valquíria”.

    Sem entender o motivo da inusitada indicação, a médica inicia a controversa leitura e aos poucos vai se identificando com os questionamentos e as emoções da poderosa valquíria Arthenis, que também se via com o espírito atormentado, buscando por respostas perante o inevitável mal que se aproximava. Sem conseguir se lembrar do passado que lhe fora tomado, a valquíria vagava em meio a nebulosas incertezas até o Ragnarok, o crepúsculo dos deuses, o fim dos tempos para a civilização viking.

    O Segredo das Runas é um livro de literatura fantástica brasileira e entrou para o meu Top 10 desse ano. Fico muito feliz ao dizer que o autor me surpreendeu com sua escrita rica e envolvente, me fazendo devorar as páginas, tamanha minha curiosidade em saber o desfecho da trama. Como a sinopse sugere, o livro é repleto de elementos da mitologia nórdica, razão pela qual me disponibilizei para ler e resenhar, pois sou fã e já mencionei isso quando resenhei Starling. Hahaha!

    Caio entrelaçou duas histórias em uma, onde podemos acompanhar Sophie em sua narrativa em primeira pessoa no ano de 2003 e, paralelamente, a história da valquíria Arthenis, assim que Sophie retoma a leitura do livro emprestado pelo tio. E, embora seja um livro de fantasia, é impossível não relacionar as experiências vividas pelas personagens com o mundo real. Ambas são mulheres fortes e determinadas e em busca de um objetivo. É impossível não mergulhar na história, não se envolver com as personagens e não torcer por elas.

    Sinceramente, fiquei longos minutos procurando palavras para tentar externar o que realmente senti durante a leitura. No entanto, tudo que consigo dizer é que é um livro espetacular e mostra o quanto podemos encontrar qualidade dentro da literatura brasileira atual, principalmente de fantasia. Mesmo que o tema abordado pelo autor não seja inédito, Caio conseguiu contar sua história de modo original e encantador. Apesar das mais de 400 páginas, a leitura flui rapidamente e você nem percebe.

    Recomento demais e gostaria de poder contar mais detalhes, porém costumo me empolgar e posso soltar algum spoiler. Então, pessoal... LEIAM esse livro. Hahaa! E Caio, muito obrigada por me permitir conhecer seu trabalho e ficar maravilhada com sua capacidade de ambientação, de construção de diálogos e, claro, de contar história.

    Simplesmente adorei!

    Classificação:




    Onde comprar:

          



    Até a próxima,