• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Inocência? - Gail Carriger

    Contém leves spoilers sobre os livros anteriores!

    Depois de todos os escândalos dos quais foi protagonista, ninguém nunca imaginou que Alexia fosse se superar e causar tamanha confusão saindo da casa de seu marido, Lorde Maccon, para voltar a aturar as mesquinharias de suas irmãs na casa de sua família. 

    Se ela imaginou que casar com um lobisomem seria um escândalo pra sua família é porque ela nunca ficou grávida de um antes. E certamente jamais esperou ser expulsa de sua casa por causa disso. Sua única saída - e bem mais agradável diga-se de passagem - é se hospedar com o ilustre Lorde Akeldama. 

    Porém, seu misterioso sumiço junto com sua mensagem ainda mais misteriosa deixa Alexia sem opções a não ser sair de Londres rumo a Itália para investigar as causas de sua atual condição. Ainda mais depois de ser atacada por joaninhas venenosas e saber que os vampiros a querem mortinha da silva. Só essa viagem pode ser capaz de dar as respostas que ela procura. 

    Quando terminei de ler Metamorfose? eu praticamente surtei com o final e não podia esperar pra ler Inocência?, tanto que quando ele chegou aqui em casa eu praticamente devorei o livro em questão de horas. Pra quem não sabe esse é o terceiro livro da série O protetorado da sombrinha, que é uma das minhas séries de steampunks  favoritas, e que só vai ficando melhor a cada volume.

    Sim, era tecnicamente difícil deixar um Alfa de coração partido.

    A autora já começou o livro com o pé direito nos dando parte das respostas que estávamos tão curiosos pra saber ao terminar o segundo volume da série, sem qualquer enrolação. E ao começar nesse ritmo mais acelerado ela não para até o final do livro e esse é grande parte do motivo por ficarmos tão envolvidos na história, a ponto de não largar o livro. Essa foi uma melhora notável da autora em relação aos outros livros, que muitas vezes tinham um ritmo predominantemente mais lento.

    Outro ponto que torna a leitura eletrizante são os mistérios que permeiam o livro como o sumiço de Lorde Akeldama, que é a chave para a resolução do livro e que foi muito bem justificado no decorrer da história. Ele é um dos personagens que mais gosto da série, por ser tão único e ter umas tiradas tão sensacionais quanto as da Alexia. 

    Por falar na protagonista ela está sempre nos surpreendendo. Está ainda mais decidida e independente, mas nos mostrou um outro lado dela completamente novo pra mim: seu lado sensível. A separação dela e de Lorde Maccon mexeu com ela mais do que ela tenta demonstrar e foi refrescante acompanhar esse novo lado dela. Lorde Maccon por outro lado me encheu de raiva ao tratar Alexia e a própria alcateia do jeito que tratou. Ele ignorou totalmente seus deveres, se entregando ao sofrimento e deixando tudo a cargo do sensato Beta, Professor Lyall, que a todo momento tentava fazer seu alfa enxergar a verdade.

    Esse livro foi realmente um prato cheio para quem é fã da série. Mostrou uma evolução da autora tanto num sentido de narrativa quanto de construção da história. Essa separação do casal protagonista foi responsável por um amadurecimento deles tanto individualmente quanto como casal, o que me agradou bastante. E a história não tem nem o que dizer, está tão envolvente e deliciosa de ser ler quanto nos outros livros. 

    Cheio de sarcasmo e bom humor junto a uma boa pitada de mistério e personagens singulares.. é realmente a fórmula perfeita pra um bom livro. Não preciso nem dizer que já estou super ansiosa pela continuação! E pra quem não conhecia a série, aí vai uma dica: leiam!! Vocês vão se deliciar com a Alexia!

    Classificação:




    Beijos,