• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Tesouros Peculiares - Robin Jones Gunn

    Katie é uma jovem cristã que está decidindo o rumo de sua vida. Sua melhor amiga, com quem dividia o quarto, acabou de se casar com o homem dos seus sonhos e Katie não poderia estar mais feliz por ela. Afinal, isso é tudo que ela sonhou para amiga, e para ela mesma.

    Quando ela pega o buquê da noiva ela percebe que várias coisas na vida dela precisam mudar, a começar por seu status de relacionamento com Rick que não passa de "quase namorados". Desde a infância os dois se conhecem e com o tempo foram assumindo um relacionamento mais próximos, porém não compromissado o suficiente. Os dois não tem uma definição do que são um pro outro. Todos sabem que há alguma coisa ali, mas não sabem o que.

    Por um tempo, Katie não se importou com esse status de relacionamento, mas agora, numa fase mais amadurecida de sua vida, ela percebe que algumas coisas tem que mudar, e finalmente, ela tem que decidir se Rick é o homem certo pra sua vida, se eles estão preparados para mais um passo no relacionamento deles ou não.
    Quanto a Rick, ele sente algo a mais por Katie, porém é muito mais cauteloso que ela em relação ao relacionamento dois dois. Rick quer ir com calma, deixar as coisas acontecerem no tempo certo. Mas a dúvida de ambos ainda persiste: será que eles são certos um pro outro e estão preparados para assumir um compromisso de verdade?

    Quando solicitei esse livro para resenha não esperava por um romance como esse. Pra quem não conhece (assim como eu antes desse livro) a Robin Jones é uma autora que escreve livros cristãos, e esse é um deles. Então, ao longo da história acompanhamos o desenrolar de um relacionamento entre dois cristãos, que depositam em Deus todas as suas dúvidas e buscam Nele as respostas para o dilema de seu relacionamento.

    Quando será que um coração finalmente se sente em casa, contente?  Quando será que essas paixões sem fim serão finalmente realizadas?

    Antes que alguém pré-julgue esse livro, ele não é diferente de qualquer romance juvenil por aí, a única diferença é que os personagens são cristãos. Inclusive eu me lembrei muito de uma outra história que tenho certeza que vocês conhecem durante a leitura: Um amor pra recordar. Este livro não tem a carga dramática que o romance de Nicholas Sparks tem, mas ele fala da mesma coisa: do amadurecimento de dois jovens enquanto pessoas e como casal.

    Tesouros Peculiares não é muito meu estilo de livro, mas pra quem gosta ele é um prato cheio, e até mesmo para mim foi uma leitura agradável. A autora tem uma narrativa fluida e bem envolvente,  uma escrita tipicamente jovem, elaborada para alcançar esse público bem em cheio. E os personagens são cativantes e tão reais que acabamos por nos identificar com eles e seus dilemas pessoais.

    Nada naquela noite foi do jeito que deveria. Estou farta de contos de fadas. Eles são uma enganação.

    Katie além das dúvidas sobre o relacionamento ainda tem de lidar com as despesas de moradia e alimentação da faculdade, com a decisão de que curso escolher, o cargo que assume na universidade, e por aí vai. Ela é uma típica jovem que está passando por mudanças na vida e tem de tomar muitas decisões. E para a auxiliar nessas decisões ela vai em busca de Deus,

    É incrível a habilidade da autora em construir personagens. Ela conseguiu fazer com que eles amadurecessem imensamente no decorrer da história, e quem acompanha minhas resenhas sabe que eu amo quando os autores trabalham bem seus personagens. Ela me ganhou com isso. 

    De uma maneira geral este é um livro leve, com muitas lições de vida e que fala da juventude e do processo de amadurecimento da fase jovem pra adulta. Tem uma leitura bem agradável, e apesar de não ter amado, eu gostei bastante do livro e da maneira com que a autora trabalhou o enredo dele. Só me desanima o fato de ele possuir outros mais na série - acho que poderia ter sido um livro só. Acredito que ela vá trabalhar as ouras fases da vida de Katie nos próximos livros, mas ainda estou decidindo se vou acompanhar ou não, afinal eu gostei da leitura mas não foi algo tão extraordinário.

    Classificação




    Beijos,