• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Aleatoriedades | Por que reler um livro?


    Hey gente! Tudo bem?
    Hoje vim falar de um assunto que eu sempre bato o pé e insisto com as pessoas de que devem fazer: reler um livro. A maioria dos leitores - pelo menos os amigos leitores que tenho - não gosta de reler um livro. Sempre me falam que perde a graça porque já sabem o que vai acontecer ou que ocupa o tempo quando poderiam estar lendo algum outro livro. Porém, hoje vos trago um post que vai fazê-los mudar de ideia e entender que alguns livros simplesmente precisam ser relidos!

    Aqueles livros que dão um aperto no coração


    Sempre tem aquele livro que a história marcou a gente. Um livro tão sensacional que de vez em quando bate aquele aperto no peito e uma saudade dos personagens, quase como se fossem velhos amigos. Eu tenho vários desse tipo, e sempre releio pra relembrar a história, chorar de novo com os momentos emocionantes, ou cair na gargalhada com aquela piada que nunca perde a graça. É sempre bom matar a saudade, trazer de volta aquela sensação boa de ter lido um bom livro, mesmo que você já saiba de cor e salteado a história. Dá aquela nostalgia gostosa, traz as lembranças da primeira vez que você leu aquele livro.. é bom demais gente!

    Aqueles livros que tem sempre algo novo pra mostrar



    Tem alguns livros que são tão cheios de detalhes e mensagens nas entrelinhas que mesmo que você leia 500 vezes tem sempre algo novo que você não tinha notado antes. Às vezes precisamos ler mais de uma vez pra entender perfeitamente o que foi narrado, absorver bem a história e captar os detalhes escondidos. É muito bom descobrir novos detalhes de uma história que você ama. É como redescobri-la toda de novo. 

    Aqueles livros que amadurecem junto com você


    Outros livros parece que mudam ao longo do tempo. Parece que, quando você relê um livro que leu anos atrás está pegando um livro diferente porque você não lembrava de a história ser tão sombria assim, ou de ser tão profunda. Às vezes uma história boa (ou ruim) é só questão de momento, de uma fase da sua vida. Livros que amei no passado não gosto mais hoje, e livros que odiei, hoje passei a amar. É tudo uma questão dos olhos (ou mente) de quem lê, e não tem como negar que mudamos ao longo do tempo, e alguns livros, simplesmente mudam de perspectiva junto com a gente.


    Ainda tem aqueles motivos como relembrar a história antes de ler uma sequência, ou antes de ver uma adaptação, ou até mesmo só pra apreciar uma boa obra prima, mas esses são os principais, que sempre me fazem revisitar minhas histórias favoritas! E vocês, gostam de reler livros? Quais são seus preferidos de releitura?

    Beijos,