• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    A aposta - Vanessa Bosso

    Após sofrer uma decepção amorosa, Nina decidiu fechar seu coração para novos amores e não quer saber mais de homens. Desde esse acontecimento ela mantém um relacionamento meio arisco com qualquer homem, e adora uma boa discussão com o sexo oposto - fato que a deixou conhecida como uma garota de quem deve se manter distância. 

    Alex é o típico garanhão da escola. O cara que sabe que é bonito e que tem uma boa reputação entre as meninas, coisa que não hesita em se aproveitar. O fato é que, depois de um acidente que deixou sua moto em estado deplorável, Alex precisa de dinheiro pra consertá-la e não há melhor maneira que com uma aposta. Uma aposta perigosa que envolve Nina e Alex, duas pessoas que não poderiam ser mais diferentes.

    A aposta é bem simples: Alex deverá fazer Nina se apaixonar por ele durante a viagem de formatura do ensino médio. Caso consiga ele levará pra casa dinheiro mais que suficiente pra consertar sua moto. Com a animação de todos no colégio, o casal acaba aceitando fazer parte desse jogo e o resultado é óbvio: os dois acabam se envolvendo mais do que gostariam, mas por conta da aposta vão esconder seus sentimentos e não vão dar o braço a torcer. O problema (além desse) é que existem pessoas com más intenções que vão fazer de tudo pra magoar e afastar o casal, pondo em risco muito mais do que a relação entre Nina e Alex.

    Em termos de trama, o livro é extremamente previsível. Desde as primeiras páginas já podemos adivinhar o que vai acontecer e qual a intenção dos personagens. Ela é óbvia até demais: casal que não quer saber de amor mas acaba se apaixonando, mentiras envolvendo os dois, problemas familiares, joguinhos adolescentes, tudo bem típico de romance adolescente. 

    Em contrapartida a narrativa é bem fluida e envolve o leitor nos dramas dos personagens  muito facilmente. Nos vemos inseridos na história e nos apaixonamos pelo casal principal, torcendo por eles. Aliás, o que chama a atenção nesse livro é justamente o narrador, que conversa com o leitor e nos leva a perceber o que há por trás das atitudes dos personagens. É um narrador que participa da história, que dá pitacos e ainda faz piadas dando um tom leve e divertido ao livro. Foi, de fato, o que mais gostei nele.

    De maneira geral, A aposta é um romance bem juvenil. Com uma trama adolescente bem clichê mas que não deixa de ser realista e traz, inclusive, temas importantes a respeito do mundo jovem. Apesar de não ter exatamente amado o livro - foi completamente diferente do que eu esperava e me decepcionou um pouco, além de ter achado a trama boba demais - até que gostei da leitura, que foi leve e envolvente. O enredo é um pouco bobo demais, mas pra quem não se importa com isso e gosta de um romance leve e divertido, além de previsível, esse é uma boa indicação. 

    Classificação




    Beijos,