Star Wars: uma nova esperança, é o primeiro volume da nova série juvenil da editora Seguinte, que visa narrar as aventuras dos filmes de Guerra das Estrelas de uma maneira mais juvenil, original e ilustrada. Este volume narra os acontecimentos correspondentes ao episódio IV (Star Wars: uma nova esperança) e é dividido em três partes.

A primeira parte nos conta a trajetória de Leia, uma princesa constantemente subestimada por sua beleza que quer provar a si mesma e mostrar que também é forte e determinada. Atuando na Aliança Rebelde, ela aceita uma missão essencial para o acontecimento das coisas. A segunda parte nos mostra Han Solo, o contrabandista ganancioso que realiza trabalhos suspeitos com sua nave Millenium Falcon e seu copiloto Chewbacca em troca de pagamento. Ele se encontra com um grande problema com um criminoso quando é envolvido na guerra entre bem e mal. Por fim, a última parte nos conta a história de Luke, um rapaz simples que perdeu os pais logo cedo, e em seguida teve os tios mortos por Darth Vader. Seu desejo é ser Jedi e lutar no lado bom da Força e para isso é treinado por Ben que o leva para essa aventura de salvar a Princesa ao lado de Hal Solo e cia. 

Pra quem já conhece a história de Star Wars como eu, esse livro é um complemento a parte à história. O enredo em si não sofre grandes alterações a não ser os cortes necessários para a melhor dinâmica do livro, mas não há mudança significativa que prejudique a história. Porém, o estilo de narrativa - divido em três partes e com o ponto de vista dos três personagens principais - é algo totalmente novo e que faz valer a pena se aventurar de novo pelas trajetórias de Luke e seus amigos. 

O livro - a série como um todo na verdade - é mais que uma história, é algo feito para os fãs e visando conquistar novos seguidores da saga (exatamente como o novo filme fez!). Por mais que a história seja a mesma - e que os fãs estejam carecas de saber qual é - o fato de termos uma narrativa do ponto de vista dos personagens nos possibilita ver tudo de um ângulo novo e descobrir coisas que nunca tínhamos pensado. É instigante poder nos aprofundar nos personagens que já conhecemos e amamos e poder acompanhá-los mais de perto em suas trajetórias. É como redescobrir cada um deles individualmente e ver com novos olhos a interação entre eles. Para os fãs esse livro é um algo a mais de que a história precisava, é a oportunidade de conhecer mais de perto as percepções dos personagens. É incrível como a autora conseguiu captar a essência dos personagens e transmiti-la tão bem nas páginas a ponto de desvendar seus pensamentos mais íntimos e dividi-los conosco. 

Para os não-fãs essa é a chance de se apaixonar pelo universo de Star Wars que é tão bem contado nesse livro. A narrativa simples, leve e moderna da autora torna mais que agradável aos jovens leitores a inserção nesse universo. É uma narrativa fluida, que nos mantém interessados e que mostra todos os detalhes sem se tornar complexo ou cansativo. É um livro pra todas as idades, nem infantil demais, nem tão adulto que se torne difícil. 

É, assim como nos filmes, uma história incrível. Que mostra ação, dilemas e conflitos internos, romance, aventura e bom humor. É um prato cheio para fãs de ficção científica que não conhecem - ou mesmo que conhecem - a história de Star Wars. É um livro que fala sobre jornadas pessoais e auto-descobrimento com um plano de fundo grandioso que ainda será muito explorado nos próximos livros da série. 

Para minha última consideração, quero chamar a atenção para a edição maravilhosa da Editora Seguinte! As ilustrações são incríveis e permitem o leitor mais leigo uma melhor visualização dos detalhes. A capa aveludada está linda, e mesmo as páginas brancas (que eu não gosto) combinaram com o livro. Está lindíssimo mesmo, digno de aparecer na estante!

Classificação




Beijos,