• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Top 5 | Os melhores filmes de Hayao Miyazaki


    Hayao Miyazaki é um dos mais respeitados criadores do cinema de animação japonês. Seus filmes são obras primas que na maioria das vezes retrata garotinhas ou jovens como heroínas fortes e corajosas.

    Em seus filmes geralmente não se tem exatamente um vilão. A maioria das vezes Hayao Miyazaki trata em seus filmes de conflitos envolvendo a humanidade, tecnologia e a natureza.

    Suas obras foram ganhadoras de vários  prêmios ao longo dos anos e hoje resolvi compartilhar com vocês os meus favoritos.

    Filmes em ordem decrescente

    5. Princesa Mononoke

    Japão, Era Muromachi. Aquele era um tempo de muitas mudanças, onde os homens ainda conviviam com feras e deuses. Mas a paz só duraria até um inevitável dia em que tudo seria posto abaixo e o homem mostraria do que era capaz. Um terrível demônio que possui o corpo de deus-Javali, estava deixando a floresta e se dirigindo ao vilarejo dos Emishi, um povo nobre cujo príncipe chama-se Ashitaka, ele é quem se encarregará de parar o terrível deus-Javali (na verdade um "Tatari Gami", ou "deus da Maldição") que estava a caminho de sua região, e com certeza iria destruí-la. Mas o resultado dessa batalha é que ele acaba recebendo uma maldição, posta pelo demônio pouco antes de morrer. Condenado, Ashitaka decide deixar seu povo e segue para o oeste, em busca da cura para o seu problema.

    Sem que ele soubesse, no oeste, os mineradores de ferro e os deuses-animais travam uma grande batalha. Do lado dos deuses-animais se encontra San (a princesa Mononoke), uma jovem garota que foi adotada e criada por uma tribo de deuses-lobo. Seu ódio pelos humanos que querem destruir a floresta dos deuses é tão grande, que ela acaba esquecendo-se de sua própria humanidade. Mas sua vida muda quando ela conhece o jovem príncipe Ashitaka, que passa a amá-la.

    Ashitaka acaba tendo que ajudar San e os deuses-animais contra as intenções destrutivas do homem contra a natureza. Ele também descobrirá o verdadeiro motivo de ter sido amaldiçoado e sua missão naquela guerra.


    4. Meu vizinho Totoro

    As irmãs Mei e Satsuki Kusakabe mudam-se com seu pai para uma vila rural no interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está convalescendo em um hospital. Satsuki tem dez anos de idade, e sua irmã, seis. Animadas com a mudança, elas correm e brincam ao redor da nova casa, explorando o lugar e se admirando com o bosque dos arredores.

    Satsuki começa a frequentar a escola local, e também cuida dos afazeres domésticos, enquanto pai está fora a trabalho, contando com a ajuda dos vizinhos - Nanny, uma senhora idosa e seu neto, Kanta, da mesma idade que Satsuki. O Sr. Kusakabe trabalha na cidade, e Nanny cuida de Mei em suas ausências. Kanta se mostra inicialmente arredio em relação a Satsuki, mas os dois eventualmente se tornam amigos.

    Ao longo dos dias, as duas irmãs começam a conhecer alguns dos seres mágicos que vivem no lugar , em especial Totoro, uma criatura grande parecida com um coelho e muito carismático. Elas vivem vários momentos animados com o novo amigo, que as ajudam sempre que surgem situações difíceis.


    3. Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar

    O filme conta a história de Sosuke, um garotinho de cinco anos, e Ponyo, uma princesa peixinho-dourado que deseja muito virar humana. 

    Um dia Ponyo foge do seu lar no oceano e vai parar na encosta do mar onde é salva por Sosuke que promete protegê-la para sempre. Seu pai Fujimoto, um feiticeiro que um dia já foi humano, exige que ela volte para o fundo do mar mas para ficar ao lado de Sosuke, ela decide se tornar humana.

    Miyazaki foi influenciado nesta história pelo conto A Pequena Sereia de H.C. Andersen.


    2. A Viagem de Chihiro.

    A família de Chihiro, uma garotinha de dez anos, esta de mudança para outra cidade. A pequena não esta nada feliz com a situação e se lamenta o caminho todo.

    Pouco antes de chegar a sua nova casa, o pai de Chihiro toma um caminho errado e acabam diante de um túnel que parece não ter fim. Eles entram no túnel e acabam em uma cidade misteriosa.

    Chihiro se separa dos pais para dar uma olhada no lugar e encontra Haku, que pede a garota que saia dali antes do anoitecer pois está correndo grande perigo. Quando ela volta para junto dos pais, eles já se transformaram em porcos e a noite já estava chegando.

    Sem poder ir embora e salvar seus pais, ela se vem em um mundo cheio de espíritos, demônios e deuses e terá que tentar sobreviver a esse mundo, com a ajuda de Haku, Kamaji e Lin até conseguir uma maneira de voltar pra casa.


    1. O Castelo Animado.

    Baseado no romance de Diana Wynne Jones de mesmo nome, o filme conta a história de Sophie, uma jovem de 18 anos que vive para trabalhar na chapelaria da mãe. Sophie não tem ambições nem auto estima e por isso sua irmã vive dizendo que ela precisa pensar mais nela mesma.

    Um dia sozinha na chapelaria, ela decide ir visitar sua irmã no trabalho e no caminho é salva por um cavalheiro misterioso de dois guardas que tinham segundas intenções envolvendo Sophie. Ele utiliza de magia para salvar Sophie e a ele mesmo pois também estava sendo perseguindo.

    Apos o acontecido, sua irmã adverte Sophie que o cavaleiro poderia ser o mago Howl, mas ela não acredita e diz que o mago apenas se interessa por garotas bonitas e por isso a irmã não deveria se preocupar

    Ao voltar pra casa, uma bruxa entra em sua casa e a transforma em uma velha de 90. Desespera ela foge de casa rumo as terras abandonadas. No caminho enquanto procura por uma bengala, e encontra um simpático espantalho a quem chama de "Cabeça de Nabo", ela diz que gostaria de um lugar para passar a noite e acaba conseguindo um lugar no castelo animado de Howl.

    No Castelo de Howl, ela conhece Calcifer, o demônio de fogo que faz o Castelo andar, e faz um acordo com ele. Se ela descobrir como libertar Calcifer do Castelo, ele quebrará a maldição que a Bruxa lançou sobre ela. No Castelo vive Mark, o aprendiz de Howl, que logo se afeiçoa a Sophie.

    Howl questiona o que Sophie faz no Castelo, mas a aceita como faxineira, sem muitas perguntas. Aos poucos Howl e Sophie vão se apaixonando e ela não mede esforços para ajudar seu grande amor.


    Essas animações são realmente especiais, principalmente "O castelo animado", que tem uma história diferente. Sophie é muito especial e até mesmo Calcifer ganhou meu coração.

    Vale muito a pena assistir as obras de Hayao Miyazaki. Não apenas as citadas no post, mas também as várias outras criadas por ele.



    Espero que tenham gostado.

    Beijos!!