• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Mochilando pelos livros: Roma


    Hey gente!
    Voltei com mais um Mochilando pelos livros, e o destino de hoje é Roma! Com certeza vocês já ouviram falar da cidade pelos livros, seja em Percy Jackson ou em Anjos e Demônios. A cidade é com certeza uma das maiores belezas históricas que já tive vontade de visitar. Diversas vezes já vi o Vaticano ou algum dos inúmeros monumentos históricos sendo palco de histórias incríveis e isso só aguçou ainda mais minha vontade de conhecer a cidade. 

    Vai ser impossível mostrar pra vocês todas as belezas e monumentos de Roma em um único post, por isso decidi focar o post no roteiro que chamam de "Caminho da Iluminação", que pra quem leu Anjos e Demônios vai ser bem familiar. Essa rota é traçada por Robert Langdom, personagem do ilustre Dan Brown neste livro, e conta com vários dos mais importantes pontos turísticos. 


    1. O Vaticano

    Impossível falar de Roma sem lembrar da cidade católica que fica dentro dela. Mesmo pra quem não é da religião, esse é um passeio e tanto. Dentro dela, temos 4 atrações imperdíveis, que são A Basílica de São Pedro, a Praça de São Pedro, os museus do Vaticano e a Capela Sistina. Todo são monumentos de extrema importância pra cidade e eu diria até para a história do mundo. E além de terem uma história muito rica, são extremamente bonitos!


    2. Pantheon

    Pra quem já estudou história no colégio, mais especificamente a mitologia, com certeza conhece o Pantheon - templo dedicado a todos os deuses romanos. Sempre fui fascinada por mitologia então pra mim é um sonho conhecer um lugar desses, que existe a nada menos que 18 séculos! Sem falar que é uma maravilha da arquitetura né, ainda mais considerando a época em que foi construída - sem nenhuma das tecnologias que temos hoje.

    3. Piazza Del Popolo 


    Esta é uma praça pública, palco de eventos e manifestações. Lá que fica o obelisco egípcio, roubado do faraó Ramsés II. É lá também que se localiza a Igreja Santa Maria Del Papolo - com os belos afrescos de Caravaggio e Rafae - e também as igrejas gêmeas Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria dei Montesanto. Ao fundo, tem a Porta del Popolo (ou Porta Flaminia), local onde antigamente ficava uma das entradas da cidade de Roma. A fachada que vemos hoje é uma reconstrução feita no século 16. Segundo Anjos e Demônios, essa praça contém 3 símbolos Illuminati.

    4. Igreja Santa Maria Del Papolo e a Capela Chigi


    A Igreja é uma das primeiras renascentistas de Roma. Mas o foco, pra quem está seguindo a rota do livro Anjos e Demônios, é a Capela Chigi. A capela é muito bela com seus afrescos e estátuas, e nela podemos perceber vários símbolos considerados profanos pela Igreja Católica, fato que a levou a ser citada no livro de Dan Brown.

    5. Igreja Santa Maria della Vittoria


    Essa é uma Igreja em estilo barroco, com detalhes em dourado que fica próxima a Piazza della Repubblica. O grande atrativo de lá é a Capela Cornaro, que possui uma das obras de Bernini: O êxtase de Santa Teresa. O grande debate sobre a obra é se Santa Teresa estaria tendo uma experiência divina ou uma sexual. Essa é a questão levantada no livro Anjos e Demônios, e inclusive o anjo da estátua dá uma dica sobre as pistas que Robert Langdon procura. 

    6. Piazza Navona


    Essa é uma praça onde, na Roma Antiga, se encontrava um Estádio de Domiciano - uma espécie de arena onde aconteciam os eventos de atletismo. Com o tempo casas foram sendo construídas ao redor, e quando o estádio foi demolido, o que sobrou foi uma praça com seu formato. É uma praça cercada de cafés, prédios e grandes atrações, mas o mais importante é a Fontana dei Qattro Fiume, que representa os rios mais importantes de 4 continentes. Essa fonte é palco de vários acontecimentos do livro, e além disso ela própria dá uma pista ao protagonista da história.

    7. Castelo St'Angelo 


    Finalmente temos a última parada de nosso roteiro. Essa é uma construção muito antiga e que serviu de mausoléu para vários dos imperadores de Roma. Também já foi usado como prisão, fortaleza, torre de muralha e, finalmente, como refúgio para os papas. Há um corredor que liga o Vaticano ao castelo,e é conhecida como II Passetto. Há uma descrição desse corredor em Anjos e Demônios, bem como de outras passagens secretas. 

    Esse é o fim do nosso mochilão. Mas não se enganem, Roma tem muito mais a apresentar ainda, e para conhecê-la bem precisaríamos de vários dias - ou vários posts - a fim de explorá-las.
    Deixem aí nos comentários sugestões de próximos destinos que gostariam de ver por aqui =).

    Beijos,